Clipe da cantora Yena é censurado a pedido de Olivia Rodrigo

A cantora sul-coreana Yena teve seu novo clipe completamente removido da internet. O video da canção “Hate Rodrigo” foi lançado na última terça-feira (27/6) e marcava o início de uma nova era […]

Instagram/Yena

A cantora sul-coreana Yena teve seu novo clipe completamente removido da internet. O video da canção “Hate Rodrigo” foi lançado na última terça-feira (27/6) e marcava o início de uma nova era da artista. Já nesta quinta-feira (29/6), o clipe não é mais encontrado em nenhuma plataforma.

A faixa era uma colaboração da cantora com a cantora Yuqi, integrante do grupo feminino (G)I-dle. O clipe da gravação gerou controvérsias pelas referências à cantora americana Olivia Rodrigo, com ênfase no próprio nome da canção. As cenas ainda lembravam os visuais dos clipes de “Good 4 You” e “Brutal”, lançados por Rodrigo em 2021.

“Ei, você, ligue para o 911 / Acho que algo grande vai acontecer comigo / Amo essa música, é boa para mim / Como pode ser? / Odeio você, ligue para o 911 / Não é nem mesmo um amor não correspondido / Oh meu Deus, você é minha estrela / Não estou com ciúmes, Rodrigo”, diz a tradução livre do refrão da música em coreano.

Além do clipe, boa parte do material promocional que divulgava a canção foi removido da internet sem aviso prévio. Vale apontar que a maioria dos teases era acompanhado da hashtag “#Hate_Rodrigo”.

 
Olivia Rodrigo teria ordenado a remoção

Segundo o Xports News, site noticioso sul-coreano, a equipe de Rodrigo teria solicitado a retirada do clipe até das redes sociais de YENA. Apesar disso, a música ainda está disponível para ser escutada em plataformas digitais que não se baseiam em imagens, como o Spotify.

Nas redes sociais, os fãs de Rodrigo criticaram a cantora sul-coreana, apontando que ela fez referências pejorativas à artista americana e reproduziu cenas de clipes protegidos por direitos autorais. Os comentários dos internautas ainda diziam que YENA fez isso por inveja, para incitar um ódio gratuito em direção a Rodrigo.

No começo de junho, YENA também foi apontada nas redes sociais por imagens divulgadas no seu Instagram que remetiam à capa do álbum “Sour”, lançado por Rodrigo em 2021. A cantora sul-coreana apareceu com o rosto cheio de adesivos coloridos, igual à Olivia Rodrigo nas artes visuais do disco vencedor do Grammy na categoria de Melhor Álbum Pop.

A música “Hate Rodrigo” era a faixa principal do EP “Hate XX”. Durante o webcast do disco, a ex-integrante do girl group Iz*One esclareceu que, diferente do que muitos podem ter entendido, ela não odeia Olivia Rodrigo, e a música não é um ataque à cantora americana.

“A música expressa de maneira fofa e honesta os sentimentos por uma pessoa que é objeto de inveja e às vezes ciúmes. Eu queria usar expressões irônicas para expressar meus desejos e afeições”, explicou Yena.

Até o momento, nem a Yuehua Entertainment, empresa responsável pela carreira de Yena, nem a equipe de Olivia Rodrigo ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Veja abaixo um trecho do clipe postado no YouTube por um fã da cantora sul-coreana.