Regina Duarte atingiu um marco como criadora de fake news no Instagram. Ao fazer mais uma publicação contra o governo Lula, ela foi advertida e chegou a 10 posts rotulados como mentirosos na rede social apenas em 2023.
Em seu perfil na plataforma, a atriz compartilhou um vídeo em tom alarmista de uma mulher identificada com Karen Moura, que suscita a possibilidade de um “golpe” após o encontro do vice-presidente Geraldo Alckmin com o economista alemão Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, um dos principais eventos da área em todo o mundo.
Alckmin e Schwab se reuniram em 17 de maio no Palácio do Planalto. Na ocasião, o vice-presidente postou foto do encontro no Twitter, em que destacou que eles trataram de “temas importantes do panorama internacional atual”. “Discutimos as perspectivas de desenvolvimento sustentável no Brasil, como indústria de baixo carbono, bioeconomia e a adoção de novas tecnologias para a transição verde”, escreveu o vice de Lula.
Após o encontro, postagens na internet teve seu teor distorcido com teorias da extrema direita delirante sobre o Great Reset (Grande Reinício, em tradução livre) e uma perigosa Agenda 2030. O Great Reset é uma proposta de economia verde, de sustentabilidade ambiental, que foi entendida por mentes fracas como um suposto plano de dominação global. Já a Agenda 2030 é uma iniciativa também de viés sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).
No vídeo replicada por Regina Duarte, Karen disseminar teorias da conspiração de que o objetivo principal dos “globalistas” é reestruturar o tabuleiro internacional de modo a transformar o Ocidente em um “grande bloco econômico, controlado por poderosos que ditam as regras econômicas e sociais, muito disso nos moldes chineses”.
Após a publicação feita pela atriz, o Instagram marcou o post como enganoso. “Informação parcialmente falsa. Analisada por verificadores de fatos independentes”, e por conter “algumas imprecisões factuais”, diz a plataforma.
As mentiras de Regina Duarte
A lista de posts da atriz marcados como fake news pelo Instagram começam em 2020, quando Regina Duarte passou a trabalhar contra a prevenção da covid-19. Para dar uma ideia, seguem algumas das piores mentiras divulgadas por Regina Duarte na rede social.
Reproduziu uma declaração de Lula fora de contexto, dando a entender que ele defendeu a mentira como uma arma política, quando na verdade o contexto original da declaração era uma crítica a esta prática.
Atribuiu falsamente a paralisação da Operação Carro-Pipa ao presidente Lula, sendo que o programa foi suspenso por Bolsonaro.
Divulgou a informação falsa de que Lula teria aumentado o auxílio-reclusão para um valor maior que o salário mínimo.
Disseminou a notícia falsa de que o novo governo não aumentaria o salário mínimo.
Propagou a informação incorreta de que a faixa usada na posse do presidente era falsa.
Espalhou informações falsas sobre a covid-19, como a afirmação de que a vacina altera a genética.
Compartilhou uma notícia inverídica que afirma que os yanomamis em estado de desnutrição são venezuelanos, quando na verdade, eles estão em território brasileiro, sob responsabilidade do governo federal.
Duvidou publicamente que o povo yanomami estivesse passando fome.
Sugeriu, erroneamente, que o código-fonte das urnas não foi disponibilizado para inspeção.
Questionou, sem qualquer embasamento, a transparência do processo eleitoral brasileiro.
Disseminou inverdades sobre a eficácia das vacinas.
Durante 2020, postou incontáveis posts com informações falsas sobre a covid-19.