“Oppenheimer” é primeiro filme de Christopher Nolan proibido para menores em mais de 20 anos

O longa “Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan (“Tenet”), foi oficialmente classificado como “Rated-R”, restrito para maiores de 17 anos nos EUA. De acordo com o site The Hollywood Reporter, esta será a […]

Divulgação/Universal Pictures

O longa “Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan (“Tenet”), foi oficialmente classificado como “Rated-R”, restrito para maiores de 17 anos nos EUA. De acordo com o site The Hollywood Reporter, esta será a primeira produção do diretor com esta classificação em mais de 20 anos. Além disso, será também o filme mais longo da carreira do cineasta.

Cinebiografia do pai da bomba atômica, o filme traz ator Cillian Murphy (“Peaky Blinders”) no papel-título, determinado a superar os nazistas na conquista do poder do átomo. Para isso, ele chega a erguer uma cidade da noite para o dia, no meio do deserto do Novo México, para acomodar os cientistas mais renomados e suas famílias, reunidos para um esforço coletivo que resulta na primeira bomba atômica do mundo.

O elenco estelar da produção também inclui Emily Blunt (“Um Lugar Silencioso”), Matt Damon (“Jason Bourne”), Robert Downey Jr. (“Homem de Ferro”), Benny Safdie (“Bom Comportamento”), Florence Pugh (“Viúva Negra”), Rami Malek (“007 – Sem Tempo para Morrer”), Dane DeHaan (“Valerian e a Cidade de Mil Planetas”), Matthew Modine (“Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”), Kenneth Branagh (“Tenet”), Michael Angarano (“This Is Us”), Alden Ehrenreich (“Han Solo: Uma História Star Wars”) e David Krumholtz (“The Deuce”).

Além de dirigir, Nolan assina o roteiro do longa, uma adaptação do livro “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, de Kai Bird e Martin J. Sherwin. Publicado em 2005, o livro venceu o Prêmio Pulitzer.

Antes de “Oppenheimer”, apenas os dois primeiros filmes de Nolan, “Memento” (2000) e “Insônia” (2002), foram classificadas como “R”, enquanto seus demais longas receberam classificação PG-13 (liberada para maiores de 13 anos).

Para Nolan, o filme possui importância histórica. “Gostem ou não, J. Robert Oppenheimer é a pessoa mais importante que já existiu. Ele moldou o mundo em que vivemos, para melhor ou para pior. E sua história precisa ser vista para que as pessoas acreditem nela, e eu certamente espero que o público vá aos cinemas para vê-la nas telas maiores possíveis”, disse o ator.

A adaptação segue a saída de Christopher da Warner Bros., seu antigo estúdio, para a Universal, após demonstrar não ter gostado do plano da Warner de lançar simultaneamente sua lista de filmes de 2021 no HBO Max.

“Oppenheimer” estreia nos cinemas brasileiros em 20 de julho, um dia antes do lançamento nos EUA.