“Oppenheimer” será o filme mais longo de Christopher Nolan

O drama biográfico “Oppenheimer”, novo trabalho do diretor Christopher Nolan (“A Origem”), será o filme mais longo de sua carreira. Com 3 horas de duração, a obra supera os 169 minutos de […]

Divulgação/Universal Pictures

O drama biográfico “Oppenheimer”, novo trabalho do diretor Christopher Nolan (“A Origem”), será o filme mais longo de sua carreira. Com 3 horas de duração, a obra supera os 169 minutos de “Interestelar” (2014).

A revelação foi feita por Matt Damon na noite de segunda-feira (27/3) no tapete vermelho de “Air”, que ele também estrela.

“São três horas. É fantástico! Passa tão rápido. É ótimo!”, disse Damon, revelando que viu “Oppenheimer” em primeira mão. O astro também aproveitou para rasgar elogios a Cillian Murphy (“Peaky Blinders”), o protagonista da trama: “Cillian é fenomenal. Ele é tudo que você gostaria que ele fosse”.

“Oppenheimer” conta a história de J. Robert Oppenheimer (Murphy), chefe do Projeto Manhattan, um projeto do governo dos Estados Unidos encarregado de criar o primeiro armamento nuclear do país, que devastou as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a 2ª Guerra Mundial.

Esse é o primeiro filme de Nolan na Universal Pictures após sua longa passagem pela Warner Bros. O filme é baseado no romance de Kai Bird, “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, e foca no esforço de pesquisa de Oppenheimer como diretor do Laboratório de Los Alamos, no Novo México.

Em recente entrevista à Total Film, Nolan falou sobre os desafios de filmar a superprodução: “É uma história de imenso escopo e escala. E um dos projetos mais desafiadores que já assumi em termos de escala e em termos da amplitude da história de Oppenheimer. Havia grandes desafios logísticos, grandes desafios práticos. Mas eu tinha uma equipe extraordinária, e eles realmente se dedicaram ao projeto. Estou emocionado com o que minha equipe conseguiu alcançar”.

Nolan disse que fez tudo o que pôde para tentar replicar a primeira explosão nuclear já criada. E sem o uso de efeitos digitais. “Acho que recriar o teste Trinity [a primeira detonação de uma arma nuclear, no Novo México] sem o uso de computação gráfica foi um grande desafio. Andrew Jackson, meu supervisor de efeitos visuais, estava tentando descobrir como poderíamos fazer muitos dos elementos visuais do filme de forma prática, desde a representação da dinâmica quântica e da física quântica até o próprio teste Trinity, para recriar, com exatidão, aquele teste feito no Novo México.”

Além de Murphy no papel principal, o elenco também inclui Emily Blunt (“Um Lugar Silencioso”), Matt Damon (“Perdido em Marte”), Robert Downey Jr. (“Vingadores: Ultimato”), Florence Pugh (“Não se Preocupe, Querida!”), Rami Malek (“Bohemian Rhapsody”), Benny Safdie (“Bom Comportamento”) e Kenneth Branagh (“Belfast”).

“Oppenheimer” estreia nos cinemas brasileiros em 20 de julho, um dia antes do lançamento nos EUA.