Diretor do novo “Transformers” explica crossover com “G.I. Joe”

“Transformers: O Despertar das Feras” chegou aos cinemas nesta semana apresentando mais uma aventura da franquia de robôs. Apesar da recepção mista da crítica especializada, atingindo 56% de aprovação no Rotten Tomatoes, […]

Divulgação/Paramount Pictures

“Transformers: O Despertar das Feras” chegou aos cinemas nesta semana apresentando mais uma aventura da franquia de robôs. Apesar da recepção mista da crítica especializada, atingindo 56% de aprovação no Rotten Tomatoes, o longa teve um saldo positivo entre o público geral, com 90% de opiniões positivas dos espectadores. E ainda surpreendeu com um crossover inesperado na cena final, quando os universos de “Transformers” e “G.I. Joe” se encontraram nas telas.

Durante entrevista para a Variety, o diretor Steven Caple Jr. (“Creed II”) e o produtor Lorenzo di Bonaventura comentaram o desfecho. “Não queríamos parecer cínicos, apenas adicionando os G.I. Joes. Os fãs têm muitas expectativas. Se fizéssemos isso de qualquer jeito, eles ficariam desapontados”, disse Bonaventura. “Levamos um tempo para desenvolver os Maximals e agora temos uma dica de como começar a história dos Joes”.

Vale ressaltar que di Bonaventura trabalhou como produtor em todos os filmes das franquias “Transformers” e “G.I. Joe” nos cinemas. “Enquanto eu estava dirigindo, o lado criança dentro de mim pensava: ‘O que eu quero ver a seguir? Como podemos direcionar a história?'”, disse Caple Jr.. “À medida que a batalha se intensifica, podemos expandir o universo e talvez precisemos de outras entidades e grupos”.

 
Corssover com G.I. Joe

No desfecho do filme, Noah (Anthony Ramos) busca uma oportunidade de emprego em uma pequena empresa de segurança, sem imaginar o que o espera. Disfarçado como entrevistador, o agente Burke (Michael Kelly) revela a Noah que sabe de todas as suas batalhas ao lado dos Autobots e os Maximals para proteger o futuro da Terra.

Como um gesto de gratidão pelo heroísmo do protagonista, Burke oferece cobrir as despesas médicas do irmão de Noah. No entanto, essa oferta vem com uma surpresa. Ao entregar um cartão para Noah, é revelado o logotipo “G.I. Joe”, indicando o crossover entre as franquias.

“Essa transição de Noah, de alguém que não consegue emprego para alguém que consegue o melhor emprego de todos, parecia algo orgânico de se colocar na história, algo com o qual as pessoas podem se relacionar”, explicou di Bonaventura.

 
Aliados ou inimigos?

Embora seja a primeira vez que as franquias se cruzam nas telonas, elas já se uniram no mundo dos quadrinhos. Desde os anos 1980, várias minisséries juntaram as duas equipes contra um inimigo em comum. Ao que tudo indica, essa parceria deve continuar no cinema.

“Como eles poderiam estar em lados opostos?” disse di Bonaventura. “Não sabemos, essa é a verdade. O que esperamos é que haja uma aliança e que eles embarquem juntos em uma missão. Precisamos descobrir essas duas coisas”.

O produtor ainda revelou que seu personagem favorito é o nômade Snake Eyes, que ganhou um longa derivado em 2021 com Henry Golding (“Podres de Ricos”) no papel principal. Ele também foi questionado sobre a aparição de outros personagens da franquia nos próximos filmes de “Tranformers”.

“Sinceramente, não sei”, confessou. “Não planejamos muito à frente. Reagimos ao que o público quer, então, de certa forma, podemos agradá-los, mas também tornar tudo novo. Se eles querem seguir um determinado caminho, vamos explorar isso”.

Apesar disso, Caple Jr. parece bastante confiante com a ideia. “Os Joes são incríveis e eu adoraria ver o que posso fazer com eles”, disse. “Existem partes dos Joes que ainda não foram exploradas e personagens que ainda não foram abordados, e isso me deixa animado”.

 
O futuro das franquias

Embora não haja informações sobre um próximo filme de “Transformers”, o diretor pistas sobre o destino desse crossover no futuro. “Sobre o que vem a seguir, posso dizer que passamos muito tempo na Terra e estou curioso para saber o que mais está lá fora”, instigou. Ele ainda sugeriu que o Agente Burke, interpretado por Michael Kelly, “tem que estar envolvido” no projeto.

No próximo ano, a franquia dos robôs será explorada novamente num longa de animação, “Transformers One”, com previsão de estreia para setembro de 2024. A trama será centrada na relação entre Optimus Prime e Megatron. Os atores Chris Hemsworth, Scarlett Johansson e Brian Tyree Henry são alguns dos famosos que darão a voz aos personagens.

Já sobre o futuro de “G.I. Joe”, o produtor anunciou que um novo longa está sendo desenvolvido pela Paramount. Segundo ele, a produção vai aproveitar o roteiro de uma série descartada pela Amazon. O lançamento mais recente da franquia foi o longa “Snake Eyes” (2021), que foi detonado pela crítica e deu prejuízo nas bilheterias. Na época, o estúdio pretendia usar o filme para promover um reboot na franquia.

Nos cinemas, a franquia estreou em 2009 com “G.I. Joe – A Origem de Cobra”. O longa teve Channing Tatum, Joseph Gordon-Levitt e Sienna Miller no elenco e arrecadou US$ 302,5 milhões. Em seguida, a Paramount lançou uma sequência intitulada “G.I. Joe: Retaliação” (2013), que contou com Dwayne Johnson e Bruce Willis, e conquistou US$ 375,7 milhões nas bilheterias.

 
Novo Transformers está em cartaz

“Transformers: O Despertar das Feras” é o sétimo filme da franquia e é considerado por di Bonaventura como “o início de uma nova geração de filmes ‘Transformers'”. Dessa vez, a história se passa em 1994, no Brooklyn, após os eventos do prólogo de 2018, “Bumblebee”, que se passou em 1987.

O longa introduz os Maximals, versões animais dos Autobots. A história começa no ano de 1994, com um pedido de ajuda desses animais-robôs aos carros-robôs para “proteger o lar que dividimos” contra a ameaça dos Terrorcons e a chegada do Unicron, um devorador de planetas. E entre os personagens alistados nessa lista estão velhos conhecidos do público, como Bumblebee (com o visual de seu filme solo) e personagens das séries animadas, como Arcee (a Autobot feminina) e Mirage.

“Transformers: O Despertar das Feras” estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (8/6) e segue em cartaz.