“Transformers: O Despertar das Feras” é o blockbuster da semana nos cinemas

A temporada de blockbusters segue em cartaz com a estreia de “Transformers: O Despertar das Feras” em 1,1 mil telas. O longa da franquia dos carros-robôs se junta a “Homem-Aranha: Através do […]

Divulgação/Paramount Pictures

A temporada de blockbusters segue em cartaz com a estreia de “Transformers: O Despertar das Feras” em 1,1 mil telas. O longa da franquia dos carros-robôs se junta a “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, “Velozes e Furiosos 10” e “A Pequena Sereia” na programação atual dos cinemas, que ainda recebem lançamentos europeus e nacionais em circuito limitado, além da transmissão da final da Copa UEFA Champions League 2023 no sábado (10/6), com show de Anitta.

Confira abaixo os filmes que estreiam nesta quinta (8/6).

 

| TRANSFORMERS: O DESPERTAR DAS FERAS |

 

A franquia “Transformers” é revivida num filme melhor que os anteriores, graças a um equilíbrio maior entre a ação robótica e seu enredo humano. A volta dos robôs gigantes tem direção de Steven Caple Jr. (“Creed II”) e se baseia em “Beast Wars: Guerreiros Virtuais”, um dos desenhos mais populares da franquia, exibido entre 1996 e 1999. Evocando a época, a produção é ambientada nos anos 1990 – mais especificamente no ano de 1994 – e é cheia de referências do hip-hop.

A trama segue Noah Diaz, um ex-militar interpretado por Anthony Ramos (“Em um Bairro de Nova York”), que acaba se envolvendo com os Autobots quando participa de um assalto e descobre que o Porsche que está roubando é, na verdade, o Autobot Mirage. Noah e uma pesquisadora (Dominique Fishback, de “Judas e o Messias Negro”) encontram o artefato cobiçado pelos vilões – capaz de destruir o mundo – e unem forças para ajudar os Autobots a achar a outra metade dessa chave no Peru.

Uma novidade na franquia são os Maximals, robôs com características de animais. Assim como os transformers originais, os novos personagens também se dividem em facções rivais. Os Maximals são as versões animais dos Autobots, e a trama envolve um pedido de ajuda desses animais-robôs aos carros-robôs para “proteger o lar que dividimos” contra a ameaça dos Terrorcons e a chegada do Unicron, um monstro devorador de planetas. E entre os personagens alistados nessa luta estão velhos conhecidos do público, como Bumblebee (com o visual de seu filme solo) e Optimus Prime, além personagens das séries animadas, como Arcee (a Autobot feminina) e Mirage.

O elenco também conta com Luna Lauren Vélez (“Dexter”), Ron Pearlman (o “Hellboy” original), Michelle Yeoh (“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”), Pete Davidson (“Morte, Morte, Morte”), Peter Dinklage (“Game of Thrones”), Michaela Jaé Rodriguez (“Pose”), Cristo Fernández (“Ted Lasso”), Peter Cullen (dublador oficial de Optimus Prime desde 1984) e o rapper Tobe Nwigwe – quase todos como dubladores dos robôs.

 

| TRÊS MULHERES – UMA ESPERANÇA |

 

Inspirado em eventos reais, o drama europeu é ambientado nos últimos dias da 2ª Guerra Mundial, após um trem carregado de prisioneiros judeus ser abandonado por soldados nazistas em fuga das tropas soviéticas. Interceptados pelos comunistas, os passageiros famintos e doentes encontram refúgio numa pequena aldeia alemã sob controle do Exército Vermelho. A protagonista do filme, Simone (Hanna van Vliet, de “Anne+: O Filme”), é instruída pela líder comunista Vera (interpretada por Eugénie Anselin, de “Nós Duas”) a morar na casa de uma órfã chamada Winnie (Anna Bachmann, de “Loverboy”), que teve os pais assassinados durante a invasão. A situação é complicada pela epidemia de tifo que os soviéticos tentam controlar. Enfrentando circunstâncias difíceis, as três mulheres acabam unindo seus destinos, enquanto cada uma enfrenta suas próprias injustiças e tormentos. Roteiro e direção são da holandesa Saskia Diesing (“Nena”).

 

| UMA VIDA SEM ELE |

 

O filme francês traz Isabelle Huppert (“Elle”) como uma mulher independente, com um espírito livre e aventureiro, que um dia se depara na rua com seu primeiro amor. Diante do encontro fortuito, ela decide não contar que, há muitos anos, engravidou dele e teve um filho. Enquanto esconde sua história, os flashbacks revisitam sua vida: sua juventude empolgante (quando é vivida por Freya Mavor, de “Industry”), seu sucesso profissional, seus amores conturbados e sua relação com o filho. Uma vida de melodrama, com direção de Laurent Larivière (“Alice”).

 

| DEMÔNIO DOS MARES |

 

Uma família resolve tirar férias de verão, mas acaba presa em alto mar sob o ataque de uma versão barata do “Megatubarão”. A direção é de Adrian Grunberg, que conseguiu superar as críticas negativas de “Rambo: Até o Fim” com esse trash de baixo orçamento. Perigo para seu bolso, o filme tem apenas 12% de aprovação no agregador de críticas Rotten Tomatoes.

 

| MARES DO DESTERRO |

 

O drama em preto e branco acompanha uma família isolada em uma praia remota em Santa Catarina. Após uma crise, uma das filhas (Débora Ingrid, de “Pacarrete”) assume a responsabilidade de cuidar da família, enquanto guarda um segredo que gradualmente revela as complexidades das relações de amor, desejo, poder e violência entre eles. O segundo longa de Sandra Alves (“Rendas no Ar”) tem roteiro de Amilcar Claro (“Nasce uma Mulher”), que dedicou dez anos ao trabalho antes de seu falecimento em 2015.

 

| CORPOLÍTICA |

 

Produzido pelo ator Marco Pigossi (“Cidade Invisível”), o documentário discute a importância da representatividade LGBTQIA+ em cargos políticos do Brasil, país que mais mata pessoas de minorias sexuais no mundo. A produção faz um recorde de candidaturas LGBTQIAPN+ nas eleições brasileiras de 2020, em um momento histórico no país e no mundo, com candidatos e políticos relatando suas experiências e as violências vividas dentro de seus processos de afirmação e na luta por direitos. A direção é de Pedro Henrique França, roteirista de “Quebrando o Tabu” (2019).