Carlinhos Brown será homenageado nesta terça-feira (13/6) com a “Medalha 2 de Julho”, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A cerimônia será marcada por apresentações musicais e personalidades influentes.
A comenda será entregue a Brown no ano do bicentenário da independência da Bahia, e reconhece a importância e grandiosidade das obras do artista, que rompeu barreiras discriminatórias no mercado musical. A homenagem é uma proposta da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).
O evento contará com a presença de João Jorge, presidente da Fundação Cultural Palmares, do presidente da Alba, o deputado Adolfo Menezes, da secretária da Sepromi Ângela Guimarães, além do secretário da Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, e do secretário da cultura de Salvador, Pedro Tourinho.
Além deles, o evento terá participação de Dona Madalena, a mãe de Carlinhos Brown, o músico, cantor, compositor e pesquisador Seu Mateus, bem como do líder religioso Doté Hamilton.
Mais detalhes da cerimônia
A abertura da cerimônia terá uma apresentação da banda de percussão da Pracatum, associação social criada por Carlinhos Brown na década de 1990, que beneficia jovens carentes através da música. O coletivo ainda oferece cursos de idioma, moda, reciclagem, oficinas e escolas.
A entrega da honraria ainda conta com a apresentação do conjunto baiano Orquestra Afrosinfônica, que faz uma abordagem erudita a pesquisas sonoras e conceitos ligados à música afro-brasileira.
Mas não para por aí, o evento honroso terá uma participação em vídeo do cantor e ativista baiano Lazzo Matumbi, que interpretará o Hino Nacional.