Trailer de especiais de “Doctor Who” destaca volta de David Tennant

A rede britânica BBC divulgou um novo trailer com cenas de três especiais da série britânica “Doctor Who”, que contarão com a volta surpreendente de David Tennant ao papel-título da atração. Os […]

Divulgação/BBC

A rede britânica BBC divulgou um novo trailer com cenas de três especiais da série britânica “Doctor Who”, que contarão com a volta surpreendente de David Tennant ao papel-título da atração. Os especiais marcarão os 60 anos da produção, que surgiu em 1963, foi resgatada em 2005 e até hoje é um sucesso na TV do Reino Unido

O ator estrelou “Doctor Who” do final da 1ª temporada do revival de 2005 até a 4ª temporada completa, e teve a companhia de Donna Noble, personagem de Catherine Tate, a partir do terceiro ano da produção. Ela também aparece no trailer, 12 anos após sua última aparição na série – no especial de Ano Novo de 2010.

Apesar os especiais comemorativos, Tennant não deve permanecer muito tempo como Doutor. Ncuti Gatwa (o Eric de “Sex Education”) vai assumir o papel logo no começo da 14ª temporada, prevista para ir ao ar em novembro de 2023.

O artifício narrativo que justifica as mudanças de intérpretes é simples: sempre que o Doutor é ferido de morte, ele(a) se transforma em outra pessoa, ganhando não apenas nova aparência, mas também um nova personalidade, ainda que mantenha intacta toda a sua memória. O truque foi a forma encontrada pelos produtores para continuar a série quando William Hartnell (1908–1975), o primeiro astro de Doctor Who, resolveu largar o papel na metade da 4ª temporada original (exibida em 1966).

A volta de Tennant tem um significado simbólico por ressaltar uma mudança nos bastidores da produção. O produtor-roteirista Russell T. Davis, responsável pelo relançamento da série clássica em 2005, está retomando o comando da atração e convenceu o ator a reviver sua participação para marcar sua chegada.

Tennant aparecerá como o protagonista a partir de novembro de 2023, no episódio “Star Beast”.

Ainda não está claro qual plataforma exibirá os especiais no Brasil. Vale lembrar que em outubro passado a Disney fechou acordo com a BBC para exibir a 14ª temporada de “Doctor Who” em seu serviço de streaming em todo o mundo. Mas os especiais são capítulos avulsos.

“Doctor Who” tem seus episódios mais recentes disponíveis na Globoplay.