Sérgio Hondjakoff recebe alta da clínica de reabilitação

Sérgio Hondjakoff, o eterno Cabeção da “Malhação”, recebeu alta médica no último domingo (30/4). O ator estava internado há cerca de 10 meses numa clínica de reabilitação para dependentes químicos, localizada no […]

Divulgação/Record

Sérgio Hondjakoff, o eterno Cabeção da “Malhação”, recebeu alta médica no último domingo (30/4). O ator estava internado há cerca de 10 meses numa clínica de reabilitação para dependentes químicos, localizada no interior de São Paulo.

O terapeuta Sandro Barros, responsável pelo acompanhamento do ator, explicou que Serginho terá um “cronograma terapêutico” para seguir fora da reabilitação. A medida será necessária para garantir a distância de gatilhos emocionais após meses de sobriedade.

“O acompanhamento terapêutico trabalha o jeito de ser, a forma de pensar e a maneira de agir. Quando o Serginho tiver no Rio, eu vou criar esse cronograma terapêutico junto com ele. Eu vou levá-lo aos grupos de ajuda, no futevôlei, para dar um mergulho no mar, para dar uma volta na Lagoa, no Leblon”, contou o terapeuta.

“Então vou criar as atividades, porque o acompanhante terapêutico trabalha na sociedade. O consultório dele é o cotidiano. A gente usa recursos internos para remover qualquer bloqueio que ele tenha. São várias questões para lidar com os gatilhos e reencontrar a esperança.”

Barros acrescentou que o ator ainda está num processo para identificar seus próprios gatilhos, que são responsáveis pelas recaídas no uso de drogas. “Cada paciente tem gatilhos diferentes. Como terapeuta há 9 anos, eu ajudei mais de 5 mil vidas. Tem pessoas que têm gatilho com ambientes, com dinheiro, com carro… No caso dele, ele está começando ainda a identificar os gatilhos, porque isso é um processo”, explicou.

Com o ator de volta à cidade do Rio de Janeiro, o terapeuta pretende incluir a família de Sérgio Hondjakoff no cronograma terapêutico. “Vamos resgatar todo esse tempo perdido aos poucos, sem querer resolver tudo em 24h, que é uma tendência quando a pessoa sai da clínica”, afirmou o profissional.

“Por enquanto, ele vai morar com a mãe, com a esposa e o filho para ficar mais próximo da família, porque quanto mais próximo da família e do terapeuta, mais longe das drogas. A família também será tratada com terapia para aprender a lidar com ele em algumas questões do cotidiano dele”, garantiu Barros.

Em junho do ano passado, Sérgio Hondjakoff decidiu se internar numa clínica de reabilitação indicada por Rafael Ilha, após ter surtado numa live pública. Nas imagens virais, o ator chegou a ameaçar matar o próprio pai.

Na época, ele ficou surtado por vários dias, fazendo uso de drogas, consumindo bebida alcoólica e sem dormir, o que assustou a família. Ele já havia sido denunciado por maus-tratos.