Martin Scorsese anuncia novo filme sobre Jesus após pedido do Papa Francisco

O consagrado diretor Martin Scorsese, de filmes “Os Bons Companheiros” (1990) e “Taxi Driver” (1976), revelou planos de fazer um novo filme sobre Jesus Cristo. Após marcar presença no Festival de Cannes […]

Divulgação/Vaticano

O consagrado diretor Martin Scorsese, de filmes “Os Bons Companheiros” (1990) e “Taxi Driver” (1976), revelou planos de fazer um novo filme sobre Jesus Cristo. Após marcar presença no Festival de Cannes na última semana para a estreia de seu mais recente trabalho, “Assassinos da Lua das Flores”, o diretor embarcou para a Itália, onde teve um encontro com o Papa Francisco.

Durante a conferência “A Estética Global da Imaginação Católica”, sediada em Roma no último sábado (27/5), o cineasta contou que decidiu atender um apelo do Papa. “Respondi ao apelo do Papa da única maneira que sei: imaginando e escrevendo um roteiro para um filme sobre Jesus Cristo”, declarou. “Estou prestes a começar”.

Antes de comparecer ao evento, Scorsese teve a oportunidade de conhecer o Papa Francisco em uma audiência privada ao lado da esposa, Helen, no Vaticano. Segundo o editor Antonio Spadaro, da Variety, a conversa entre os dois foi uma troca de referências sobre filmes, onde o diretor teria se emocionado com o apelo do Papa para “deixar-nos ver Jesus”.

Vale lembrar que Scorsese já dirigiu um filme sobre Jesus, “A Última Tentação de Cristo” (1988), com o ator Willem Dafoe no papel principal, que causou polêmica na Igreja Católica por mostrar um delírio de Jesus, em que ele recusa o plano de Deus para se sacrificar. Mas o desfecho da obra foi bíblico.

O diretor também se inspirou na religião para filmar “Silêncio” (2016), que abordou a repressão aos jesuítas cristãos no Japão. Ele também fez um filme budista, “Kundun” (1997), retratando a vida do Dalai Lama.

Enquanto os planos para o próximo filme do diretor tomam forma, “Assassinos da Lua das Flores” já alimenta expectativas entre os cinéfilos, após uma première elogiadíssima no Festiva de Cannes. Estrelado por Leonardo DiCaprio (“Era uma Vez em… Hollywood”), Lily Gladstone (“Certas Mulheres”), Robert De Niro (“O Irlandês”) e outros artistas renomados, o longa é ambientado no estado americano Oklahoma na década de 1920 e retrata o massacre de uma tribo indígena por empresários gananciosos pelo petróleo encontrado em suas terras.

Com 96% de aprovação no site Rotten Tomatoes, o longa produzido pela Apple estreia em 19 de outubro nos cinemas brasileiros, antes de chegar na plataforma Apple TV+.