Mark Ruffalo pede proteção dos indígenas a Lula: “Seja o herói que seu povo elegeu”

O ator Mark Ruffalo, conhecido pelo papel de Hulk nos filmes da Marvel, fez um pedido ao presidente Lula Inácio Lula da Silva pela proteção dos povos indígenas. Em uma publicação no […]

Instagram/Mark Ruffalo

O ator Mark Ruffalo, conhecido pelo papel de Hulk nos filmes da Marvel, fez um pedido ao presidente Lula Inácio Lula da Silva pela proteção dos povos indígenas. Em uma publicação no Twitter, o ator se posicionou contra o PL 490/07, um projeto de lei que altera as demarcações das terras indígenas no Brasil. Conhecido pelo seu ativismo ambiental e político, Ruffalo expressou sua preocupação com o país ao repostar uma publicação da deputada indígena Célia Xakriabá de Minas Gerais.

“O governo brasileiro está sendo atacado pelo agronegócio. Há uma guerra contra povos indígenas e as florestas. Nosso planeta está em risco”, criticou Ruffalo. O ator ainda ressaltou a importância de o presidente tomar medidas decisivas para proteger o meio ambiente e garantir os direitos dos povos indígenas. “Lula, seja o herói que seu povo elegeu. Impeça o PL 490 e os planos para esvaziar o Ministério dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente”, apelou.

Além disso, Ruffalo também chamou a atenção de artistas e personalidades brasileiras, como Felipe Neto, Anitta, Juliette, Gil do Vigor e Luciano Huck. “Amigos, posso contar com vcs para espalhar a mensagem contra o #PL490?”, escreveu. Dentre os que foram marcados, apenas Gil do Vigor e Gregório Duvivier curtiram a publicação.

Na última quarta-feira (24/5), foi aprovado o requerimento de urgência do PL 490/07 na Câmara dos Deputados, com 324 votos favoráveis, 131 contrários e uma abstenção. Com isso, vários ativistas pela causa indígena estão se manifestando com pedidos para que Lula vete a mudança na lei das demarcações.