Longa francês vence Palma de Ouro em 3ª vitória feminina da História do Festival de Cannes

O longa francês “Anatomy of a Fall” (“Anatomie d’une Chute”, no original) foi o vencedor do Palma de Ouro deste ano, o principal prêmio do Festival de Cannes. O filme é um […]

Divulgação/Festival de Cannes

O longa francês “Anatomy of a Fall” (“Anatomie d’une Chute”, no original) foi o vencedor do Palma de Ouro deste ano, o principal prêmio do Festival de Cannes. O filme é um drama jurídico que busca investigar a culpa ou inocência de uma romancista popular (Sandra Hüller), que é acusada de assassinar o marido. No entanto, o foco acaba sendo o próprio casamento do casal, trazendo detalhes íntimos de suas vidas pessoais para serem dissecados pelo tribunal, imprensa e público como se estivessem sendo examinados microscopicamente.

Com a vitória, a diretora do longa, Justine Triet (“Sibyl”), tornou-se a terceira mulher a receber a Palma de Ouro, seguindo os passos de Jane Campion por “O Piano” (1993) e Julia Ducournau, diretora de “Titane” (2021), que fez parte do júri deste ano.

O prêmio foi entregue pela atriz veterana Jane Fonda (“Grace and Frankie”), que exaltou o progresso do festival em termos de representação feminina. Este ano, o evento francês bateu seu recorde de mulheres concorrendo ao Palma de Ouro, com seis diretoras – ainda muito abaixo da quantidade dos 15 homens. Em seu discurso de agradecimento, Triet fez questão de reconhecer os protestos contra a reforma da previdência francesa, que teve manifestações barradas no festival.

“Anatomy of a Fall” ainda não tem previsão de estreia no Brasil, mas será lançado na França em agosto.

No ano passado, o grande prêmio foi concedido a “Triângulo da Tristeza”, do diretor Ruben Östlund (“O Quadrado”), que presidiu o júri deste ano. Além do cineasta, os atores Paul Dano (“O Batman”) e Brie Larson (“Velozes e Furiosos 10”) estavam entre os jurados que elegeram o filme de Triet como o melhor do festival e distribuíram os demais troféus da mostra competitiva.

O Grande Prêmio do Juri, considerado a Palma de Prata, foi concedido ao longa “The Zone of Interest” (“A Zona do Interesse”, em tradução livre). O longa foi dirigido pelo inglês Jonathan Glazer (“Sob a Pele”) e é uma adaptação da obra de Martin Amis, escritor que faleceu logo após o filme estrear no festival. A trama é situada durante a 2ª Guerra Mundial e retrata a vida privada de um comandante alemão (Christian Friedel), responsável pela execução de inúmeros judeus em Auschwitz, além de seu relacionamento com a esposa (Sandra Hüller).

O prêmio de Melhor Direção foi concedido a Tran Anh Hung (“Amor Eterno”) por “The Pot au Feu”. O filme se passa na França do século 19 e apresenta uma paixão compartilhada entre um renomado gourmet (Benoît Magimel) e sua cozinheira (Juliette Binoche), que se estende da cozinha para suas vidas pessoais. Ao aceitar o prêmio, o diretor agradeceu à sua esposa “e cozinheira”.

O prêmio de Melhor Ator foi concedido a Kōji Yakusho (“Sob o Céu Aberto”), que interpreta um homem da classe trabalhadora de Tóquio em “Perfect Days”, de Wim Wenders (“O Sal da Terra”). O filme do cineasta alemão também venceu a Palma Queer, de Melhor Filme de temática LGBTQIAP+

Enquanto isso, o prêmio de Melhor Atriz ficou com a atriz turca Merve Dizdar (“Masumlar Apartmanı”), por seu papel como uma professora de uma escola rural que desafia o protagonista masculino egocêntrico em “About Dry Grasses”, dirigido por Nuri Bilge Ceylan (“A Árvore dos Frutos Selvagens”).

O roteirista Sakamoto Yūji (“We Made a Beautiful Bouquet”) ainda foi premiado por seu roteiro no filme “Monster”, enquanto o diretor finlandês Aki Kaurismaki (“O Outro Lado da Esperança”) levou o Prêmio do Júri (3º lugar) por “Fallen Leaves”.

Para completar, a categoria do Palma de Ouro de Melhor Curta-metragem consagrou “27”, da diretora Flóra Anna Buda (“Court-circuit”), e o Prêmio Camera D’Or da Quinzena dos Cineastas foi entregue a “Bên Trong Vo Ken Vang”, de Thien An Pham (“Stay Awake, Be Ready”).

O prêmio de Melhor Documentário do festival não foi anunciado e será revelado mais tarde.

Confira abaixo a lista completa dos filmes premiados.

Palma de Ouro
“Anatomy of a Fall”, Justine Triet

Grande Prêmio do Júri
“The Zone of Interest”, Jonathan Glazer

Prêmio do Júri
“Fallen Leaves”, Aki Kaurismaki

Melhor Direção
Tran Anh Hung, “The Pot au Feu”

Melhor Ator
Kōji Yakusho, “Perfect Days”

Melhor Atriz
Merve Dizdar, “About Dry Grasses”

Melhor Roteiro
Sakamoto Yûji, “Monster”

Câmera de Ouro (melhor filme de estreia)
“Inside the Yellow Cocoon Shell,” Thien An Pham

Palma Queer (melhor filme LGBTQIA+)
“Monster”

Palma de Ouro de Curta
“27”, Flóra Anna Buda

Menção Especial de Curta
“Fár”, Gunnur Martinsdóttir Schlüter