Autor de “A Zona de Interesse” falece após estreia da adaptação no Festival de Cannes

O renomado escritor britânico Martin Amis, autor do livro “A Zona de Interesse”, faleceu aos 73 anos nesta última sexta-feira (20/5), em sua casa em Lake Worth, na Flórida, nos Estados Unidos. […]

Instagram/Companhia das Letras

O renomado escritor britânico Martin Amis, autor do livro “A Zona de Interesse”, faleceu aos 73 anos nesta última sexta-feira (20/5), em sua casa em Lake Worth, na Flórida, nos Estados Unidos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, sua esposa Isabel Fonseca informou que a causa da morte foi um câncer de esôfago. A notícia chega um dia após a adaptação cinematográfica de seu romance ter première no Festival de Cannes.

Sua partida deixa um vazio na literatura contemporânea. Ao longo de sua carreira, Amis publicou 15 obras, dentre elas, o perturbador drama nazista “A Zona de Interesse”, que chega ao mercado cinematográfico em uma adaptação dirigida por Jonathan Glazer (“Sob a Pele”). O longa era um dos mais aguardados pelos críticos presentes no festival francês.

O filme retrata a vida de uma família ligada a um oficial de alta patente da SS, que reside próximo ao campo de concentração/extermínio de Auschwitz, na Polônia. Uma crítica publicada por Owen Gleiberman, da Variety, descreveu o longa como “arrepiante e profundo”. Ele afirma que o filme “expõe a escuridão humana diante da luz e a examina como se estivesse sob um microscópio”.

Amis também era conhecido pelos romances “Campos de Londres” (1989), “Grana” (1984), “The Rachel Papers” (1973), “Viúva Grávida” (2010), “A Casa dos Encontros” (2006) e “O Cão Amarelo” (2003). Ele está entre nomes influentes da literatura da língua inglesa, ele ainda escreveu o livro de memórias “Experiência”, coletâneas de contos e obras de não ficção.

Além de “A Zona de Interesse”, seu 14º livro, outros romances de Amis também foram adaptados às telonas. O livro “Trem Noturno” (1997) serviu como base para o filme “Mistérios do Universo” (2018), estrelado por Patricia Clarkson e Jonathan Majors. No mesmo ano, Amber Heard estrelou “London Fields: Romance Fatal”. E um de seus maiores best-sellers virou a minissérie britânica “Money” (2010), com Nick Frost.

O escritor também escreveu roteiros de filmes nos anos 1980, como a sci-fi “Saturno 3” e a comédia romântica “Namoros Eletrônicos” (1989).

Nascido em Oxford, o escritor estudou inglês na universidade local. Mais tarde, trabalhou como jornalista e editor em veículos britânicos como The Times e The New Statesman. Com sua morte, Amis deixa sua esposa Isabel e seus cinco filhos.