“Guardiões da Galáxia Vol. 3” ganha prêmio por conscientização sobre crueldade animal

“Guardiões da Galáxia Vol. 3” foi reconhecido pela organização PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético de Animais, na sigla em inglês), que concedeu um prêmio ao diretor James Gunn por destacar as crueldades […]

Youtube/Marvel

“Guardiões da Galáxia Vol. 3” foi reconhecido pela organização PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético de Animais, na sigla em inglês), que concedeu um prêmio ao diretor James Gunn por destacar as crueldades dos testes em animais no filme. Segundo a PETA, o prêmio qualifica a “defesa inabalável” de Gunn na produção, ao lembrar os espectadores que todos os animais merecem uma vida de liberdade ao ar livre, em vez de confinados em gaiolas de laboratório.

Como parte da história, o longa conta sobre o passado do personagem Rocket (Bradley Cooper), um guaxinim que passou pelos experimentos cruéis de um laboratório, o que o fez ganhar consciência e habilidades de luta. Em sua busca por vingança, Rocket liberta outros animais submetidos a experiências traumatizantes pelas mãos do vilão Alto Evolucionário (Chukwudi Iwuji).

“Através de Rocket, James Gunn colocou um rosto, nome e personalidade nos milhões de animais vulneráveis que estão passando por experimentos similares neste exato momento”, comentou a vice-presidente da PETA, Lisa Lange, em comunicado à imprensa.

Segundo ela, o filme passa a mensagem de que só porque podemos conduzir experimentos com animais, não significa que devemos. A PETA ressalta que a maioria dos animais usados em laboratórios são mortos após suportar uma vida inteira de sofrimento, sendo mantidos em gaiolas apertadas, muitas vezes sozinhos e mutilados, infectados com doenças, criados para sofrer de condições debilitantes e forçados a suportar vários procedimentos dolorosos.

A organização ainda destacou como Gunn se atentou nos detalhes ao retratar o assunto, mostrando como os animais em laboratórios costumam ser tatuados com números no peito e presos em dispositivos de contenção similares aos usados em Rocket no filme. O prêmio da organização reconhece a obra por colocar o problema em evidência e levantar a necessidade de encontrar alternativas que respeitem a vida animal.

Eleito como “o melhor filme do ano pelos direitos dos animais”, o longa é um sucesso de bilheteria. Após sua primeira semana em cartaz, “Guardiões da Galáxia Vol. 3” já arrecadou US$ 318,7 milhões em todo o mundo. No Brasil, ele levou 1,32 milhão de brasileiros aos cinemas em seu fim de semana de estreia, rendendo expressivos R$ 30 milhões.

O longa encerra a trilogia de James Gunn enquanto apresenta novos personagens ao universo compartilhado da Marvel. O elenco conta com Chris Pratt, Zoë Saldaña, Vin Diesel, Dave Bautista, Bradley Cooper, Sylvester Stallone, Elizabeth Debicki, Daniela Melchior e Will Poulter.

“Guardiões da Galáxia Vol. 3” está em cartaz nos cinemas.