Gshow reforça segurança nos votos do BBB e mutirões “insuspeitos” desabam

As páginas de fofocas e seus colunistas aliados mostraram mais uma vez sua influência sobre a produção do “BBB 23” neste sábado (15/4). Após uma campanha intensa e conjunta de denúncias de […]

Divulgação/Globo

As páginas de fofocas e seus colunistas aliados mostraram mais uma vez sua influência sobre a produção do “BBB 23” neste sábado (15/4). Após uma campanha intensa e conjunta de denúncias de supostos bots (robôs) do grupo Deserto, principalmente da torcida de Amanda Meirelles, o Gshow reforçou sua segurança para verificar se os votantes são humanos. Assim, a captcha que anteriormente só aparecia diante de um determinado número de ações, agora passou a aparecer o tempo todo para cada votação, desde o primeiro voto.

O objetivo da mudança é impedir o voto em massa por robôs, além de criar uma dificuldade a mais para cansar mutirões.

Só que essa ação resultou numa surpresa.

Por um lado, os mutirões realizados pelos perfis da desértica Bruna Griphao e sua rival de paredão Sarah permaneceram com sua média de interação praticamente inalterada (uma variação de 10% a 20%).

Os perfis das desérticas Amanda e Larissa tiveram variações drásticas ao longo do sábado, mas após a captcha dispararam com suas maiores votações do sábado. Amanda sozinha juntou mais votos que Bruna e Sarah somadas na última hora em que este texto foi escrito. Vale apontar que as torcidas de Amanda e Larissa não se envolveram tanto na disputa atual, pois elas não estão nesta berlinda, resultando em números mais baixos desde sexta.

Como de praxe nesta edição, o perfil de Ricardo Alface, não está tão engajado, fazendo mutirões a cada três ou quatro horas com números menores – seu último foi feito antes da captcha.

Entretanto, as duas Camarotes Aline Wirley (que inclusive está no paredão) e Domitila Barros surpreenderam pela diferença de seus números de uma hora para outra, registrando queda em torno de 70% a 80%.

À exceção de Bruna, talvez por estar no paredão, quem mais sofreu com as captchas foram as integrantes do Camarote, que no papel deveriam ser as mais conhecidas, com agências e fã-clubes. O apoio às Pipocas perdeu menos com a medida, na comparação com o estrago causado nos números de quem, também no papel, teria mais poder econômico na disputa.

A captcha também afetou o engajamento de ex-integrantes da edição. Os maiores aliados de Sarah, como os recém-eliminados Cezar Black, Fred Nicácio e Marvvila nem sequer organizaram campanhas de votos contra Bruna – e a favor da amiga – nas redes sociais.

Entre a torcida externa de Sarah, Gabriel Santana é o mais ativo e conseguiu puxar 12,3 mil votos em uma hora em seu perfil pessoal, mas não está fazendo novos mutirões depois da captcha. Já do lado das desérticas, Cara de Sapato juntou 136 mil na sexta e mais 101 mil no mutirão mais recente, pós-captcha.

As médias já estavam bem mais baixas neste paredão que no paredão anterior, antes mesmo do reforço de segurança, uma vez que a maratona de berlindas gerou esgotamento para todas as torcidas. No duelo direto entre as mais votadas, a maior votação puxada por Bruna contra Sarah na sexta (14/4) foi de 182 mil votos em uma hora, enquanto Sarah conseguiu 175 mil contra Bruna.

Por conta de todos esses números, a tendência seria a eliminação de Sarah Aline nesta noite, mas como a votação só será encerrada no domingo (16/4), há mais de 24 horas disponíveis para o público tentar reverter o quadro – ou desistir diante de tanta captcha.

Veja abaixo os números dos mutirões mais recentes, realizados depois da captcha.