Quem traiu primeiro? A guerra de versões entre os perfis de Bruna Griphao e Larissa Santos rendeu manifestações oficiais, declarações decepcionadas e muitos votos trocados. Mas qual foi realmente a cronologia dos fatos?
Juntando informações das duas partes e de fontes próximas à situação, traçamos a ordem em que o rompimento das equipes aliadas aconteceu.
O pai de Bruna, Kakau Barra, revelou ter contatado Bela, administradora do perfil de Larissa, na noite de quinta (20/4), antes do resultado do paredão que a professora travou contra Ricardo Alface.
Segundo nota do perfil oficial de Larissa, a equipe preferiu não definir nada porque sequer sabia “qual seria o resultado do paredão que estávamos enfrentando, tampouco qual seria a configuração do próximo paredão”. Pediram para retomar a conversa quando tivessem “informações mais precisas”.
“Naquele momento, eu já tinha certeza qual era o esquema que tava acontecendo”, disse Kakau em participação num Space na noite de sexta (21/4), informando ter sentido que a equipe de Larissa iria romper a parceria.
Ainda na quinta, na noite do paredão, vazou o áudio de um Space com integrantes do time de Bruna lamentando Larissa não ter saído para Domitila e torcendo por Alface. “Essa repescagem, pra mim, já foi um crime, né? Amo a Lari de paixão gente, mas não é normal a Domitila, apesar de tudo, sair pra uma pessoa que já saiu antes e voltou, entendeu?”, disse Fabinho Estefano. Uma voz feminina concordou (aparentemente Nany Pikas): “É igual o Alface sair”. E complementou que “era um absurdo o Alface não ficar na final”.
O perfil de Bruna fez seu pior mutirão do BBB para salvar Larissa naquele paredão, puxando em seu melhor momento 14 mil votos.
A prova de resistência que definiu o último paredão terminou às 17h10 de sexta-feira, mas as votações só foram liberadas à noite, durante o programa ao vivo. Antes de qualquer outra sister, o perfil de Bruna foi o primeiro a anunciar sua escolha: #ForaLarissa.
Em nota oficial sobre esta decisão, o perfil de Bruna deu a seguinte explicação: “Durante toda a sexta-feira (21/4), ficamos à espera de um retorno da equipe de Larissa, o que não aconteceu! Essa falta de retorno só nos confirmou a certeza de que aqueles que tanto seguramos a mão haviam soltado a nossa. Sendo assim, na própria sexta, a fim de honrar todo o compromisso e a aliança B.A.L.A. [Bruna, Aline, Larissa, Amanda], a gestão de Amanda Meirelles foi informada que nosso posicionamento do Paredão seria #ForaLari”.
Entretanto, “toda a sexta-feira” foi apenas durante a manhã e o horário do almoço. O ADM de Amanda foi informado às 14h30 por Kakau Barra que o perfil de Bruna puxaria #ForaLarissa. Atrapalhado com os mutirões, Anderson Wallan não lembrava exatamente da hora, considerando que talvez tivesse sido por volta das 15h, porque a ligação durou 35 minutos. 15h foi quando ela acabou. E a rápida iniciativa, enquanto a prova de resistência ainda transcorria com Amanda e Aline na disputa, não deve foi apenas para marcar terreno, mas para sondar apoio em mutirões, especialmente se Amanda ficasse entre as três do paredão – Larissa e Bruna já estavam confirmadas.
Kakau teria sondado a possibilidade de “não largar a mão de Bruna”, mas ouviu que a prioridade era Amanda e Aline apenas.
Ao longo da tarde, as torcidas de Larissa tentaram levar ao conhecimento da equipe de sua favorita todas as movimentações estranhas que vinham percebendo nos bastidores. O auge dessa troca teria ocorrido por volta das 17h, horário do fim da prova da finalista Amanda.
Citando “acesso a informações, indícios, vídeos, áudios e curtidas de comentários insinuando uma posição, validamos o sentimento de chateação”, o perfil oficial de Larissa revelou no sábado (22/4): “A família foi bombardeada com inúmeras comprovações de que a articulação desta equipe contra a Larissa já estava sendo formulada muito antes. Assim, a família da Lari entendeu que a mão deles foi soltada”.
A equipe de Larissa ainda revelou que, após a definição de quem iria para o paredão, procurou os times de Aline e Amanda para tratar do assunto, onde se posicionou da seguinte forma: “Nós seríamos somente #FicaLari, pois, apesar de tudo exposto acima, entendíamos que para nós não faria sentido ser #ForaAline e #ForaBruna”. E isso não é conversa para fazer média, mas um relato factível.
Tudo mudou quando o perfil de Bruna soltou #ForaLarissa antes de todos. “Assim que a equipe (de Bruna) soltou o posicionamento de antemão (#ForaLari), entendemos que nosso posicionamento deveria ser o mesmo (#ForaBruna)”.
Em sua defesa, o perfil de Bruna tentou contar uma cronologia diferente, insistindo que a iniciativa de chamar o primeiro mutirão desse paredão foi reação à atitude dos outros.
“É importante que todos saibam que o tempo de postagem nas redes, não necessariamente, tem a ver com o tempo que a decisão foi tomada”, disse o time de Bruna no sábado. “Todos os perfis oficiais pareciam estar aguardando alguém se posicionar primeiro e, assim como a Bruna, nós não nos acovardamos e, por isso, fomos os primeiros a postar nosso posicionamento.” Posicionamento definido às 14h30 de sexta.