Após o inesperado sucesso de “A Queda” na Netflix, a produtora britânica Tea Shop Productions e o diretor Scott Mann (“Jogada Final”) estão discutindo ideias para uma continuação do longa, que tentará aterrorizar o público novamente com outra história assustadora ambientada nas altura.
“A Queda”, que estreou nos cinemas brasileiros em setembro de 2022, narra a história de Becky (Grace Caroline Currey, de “Shazam! Fúria dos Deuses”), uma jovem atleta que perdeu seu marido durante uma escalada. Tomada pelo luto, ela aceita o convite de sua amiga Hunter (Virginia Gardner, de “Por Lugares Incríveis”) e embarca em uma aventura “simples” para vencer seus medos, mas a dupla acaba ficando presa em uma torre de rádio a 2 mil metros de altura no deserto.
O thriller independente arrecadou quase US$ 22 milhões depois de ter sido feito com um orçamento de US$ 5 milhões. Além disso, o filme obteve grande repercussão popular na Netflix, onde alcançou o top 10 em quatro países.
O filme estreou na plataforma do Reino Unido em janeiro e, mesmo sem recursos de marketing, teve um desempenho impressionante para o serviço de streaming. O co-fundador da Tea Shop, James Harris, disse que o conceito simples e aterrorizante de “A Queda” ajudou a atrair o público espontaneamente: “Ficamos muito surpresos com a forma que o filme provoca reações viscerais no público. O boca a boca realmente ajuda a impulsionar o filme”.
Mark Lane, outro co-fundador da Tea Shop, acrescentou: “Você percebe o conceito do filme já na imagem do pôster e, se as pessoas se arriscam a assistir, ficam viciadas naturalmente”.
James Harris afirma que estar no controle dos materiais de divulgação do filme é muito importante: “Você pode fazer um bom filme, mas as empresas podem estragar tudo. É muito importante controlar o marketing da divulgação”. A dupla teve sucesso com “Medo Profundo” (2017), um filme de conceito parecido, que apresenta duas mulheres presas no fundo do oceano em uma gaiola de tubarão.
Comentando a sequência de “A Queda”, Harris diz: “Estamos discutindo algumas ideias. Não queremos fazer algo que pareça um imitação ou um filme inferior ao primeiro”.
“A Queda” foi filmado de forma independente em junho de 2020 depois de vários estúdios rejeitarem o projeto. Mais tarde, a Lionsgate acabou escolhendo o filme para ser lançado nos cinemas dos Estados Unidos. As filmagens aconteceram na Califórnia, com a Tea Shop erguendo uma torre de 20 pés em uma colina de 100 pés para fornecer uma perspectiva falsa enquanto o resto foi alcançado na pós-produção.
A intenção é envolver a protagonista interpretada por Currey no segundo filme, mas nenhuma decisão foi tomada. O plano é desenvolver o projeto ainda este ano.
Curiosamente, “A Queda” não foi lançada pela Netflix no Brasil. O filme está disponível em streaming pela Amazon Prime Video no país. Confira o trailer da produção abaixo.