Intérprete de Jar Jar Binks entra na série “The Mandalorian”

O ator Ahmed Best, conhecido entre os fãs de “Star Wars” por ter intepretado o personagem Jar Jar Binks nos episódios 1, 2 e 3 da franquia, retornou ao universo criado por […]

Divulgação/Disney+

O ator Ahmed Best, conhecido entre os fãs de “Star Wars” por ter intepretado o personagem Jar Jar Binks nos episódios 1, 2 e 3 da franquia, retornou ao universo criado por George Lucas. Ele fez uma participação no 4º episódio da 3ª temporada da série, exibido nessa quarta-feira (22/3) na Disney+.

No episódio, Best interpretou o jedi Kelleran Beq, visto numa cena de flashback em que é mostrada a execução da temível Ordem 66, que eliminou quase todos os Jedi, e a queda do templo Jedi. Na cena, o personagem Grogu, também conhecido como Baby Yoda, é salvo por Beq (Best).

Essa não é a primeira vez que Best interpreta esse personagem. Ele também já deu vida a ele no gameshow infantil “Star Wars: Jedi Temple Challenge” (2020) e interpretou um parente dele, Achk Med-Beq, no filme “Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones” (2002).

Sua participação em “The Mandalorian”, porém, é mais significativa. Ao contrário dos novos filmes e de outras séries derivadas, que dividiram opiniões, a atração agradou grande parte dos fãs e se tornou um dos principais produtos de “Star Wars” na atualidade.

E isso constitui um retorno digno a Best, que foi extremamente criticado na época do lançamento da “trilogia de origem”, quando os fãs colocaram nele a culpa pela baixa qualidade dos roteiros dos filmes. O impacto foi tão grande que o ator revelou, em 2018, que chegou a contemplar suicídio.

“Houve tanta raiva e ódio e veneno direcionado a mim, e eu levei para o lado pessoal”, revelou ele. “A parte mais difícil para mim em toda essa situação foi toda a crítica que veio de um ponto de vista motivado racialmente”.

“Fui chamado de todos os estereótipos raciais que você pode imaginar”, continuou ele. “Havia essa crítica de ser jamaicano, com dialeto forçado, o que era ofensivo porque sou descendente de caribenhos – não sou jamaicano. Foi debilitante. Eu não sabia como responder… Eu me senti cansado de ter que me explicar. Eu me senti cansado de ter que me defender e defender meu trabalho. Eu me senti cansado de ter que lutar contra o racismo e os estereótipos raciais. Eu só queria interpretar um papel. Estava exausto”.

Atualmente em exibição, a 3ª temporada de “The Mandalorian” continua a história de Din Djarin (Pedro Pascal) e Grogu após suas participações coadjuvantes em “O Livro de Boba Fett” do ano passado. Os novos acompanham a jornada de Djarin para recuperar sua honra após cair em desgraça no credo dos mandalorianos. Para isso, ele decide retornar ao devastado planeta Mandalore, com direito a um reencontro com Bo-Katan (Katee Sackhoff), que reivindica o trono do planeta.

Primeira série live-action do universo “Star Wars”, “The Mandalorian” também foi o primeiro sucesso da plataforma Disney+ (Disney Plus) e venceu nada menos que 14 prêmios Emmy em suas temporadas já exibidas, incluindo dois troféus de Melhores Efeitos Visuais por seu trabalho inovador e revolucionário nesse departamento.

O elenco destaca Pedro Pascal (“The Last of Us”) como a voz do personagem mascarado do título, além de Carl Weathers (o Apollo de “Rocky”) como Greef Karga, Omid Abtahi (“Fear the Walking Dead”) na pele do sinistro Dr. Pershing, Amy Sedaris (“Unbreakable Kimmy Schmidt”) como a mecânica Peli Moto, Katee Sackhoff (“Battlestar Galactica”) na armadura da guerreira mandaloriana Bo-Katan e Giancarlo Esposito (“Better Call Saul”) como Moff Gideon.

Caso esteja pensando ou conheça alguém pensando em suicídio, procure ajuda no CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.