The Mandalorian: Vídeo de bastidores revela tecnologia revolucionária dos efeitos da série

A Industrial Light & Magic, empresa de efeitos visuais da Lucasfilm, divulgou um vídeo de bastidores dedicado à técnica revolucionária de gravação de “The Mandalorian”, série de “Star Wars” da Disney+ (Disney […]

Divulgação/Disney+

A Industrial Light & Magic, empresa de efeitos visuais da Lucasfilm, divulgou um vídeo de bastidores dedicado à técnica revolucionária de gravação de “The Mandalorian”, série de “Star Wars” da Disney+ (Disney Plus). Introduzido pelo cineasta Jon Favreau, criador da série, o vídeo destaca a grande inovação tecnológica da produção, que possibilitou a gravação dos cenários de outros mundos da trama em tempo real, junto com a performance dos atores.

O segredo foi cercar a parede do estúdio com um vídeo gigante de LED semicircular, que ancorou todas as locações interplanetárias de forma realista. Graças a essa inovação, a série aposentou os fundos azuis, que costumam tapar as paredes dos estúdios para marcar o espaço dos efeitos visuais, acrescentados na pós-produção.

Com a criação dos cenários digitais antecipada para a fase de pré-produção, o videowall permitiu que eles aparecessem já prontos no set de “The Mandalorian”, durante a gravação das cenas.

A técnica também aprimora enormemente o desempenho dos atores, que não precisam mais preencher cenários vazios com suas imaginações. Em vez disso, eles podem ver os ambientes digitais exatamente como vão aparecer na tela e interagir naquele espaço com maior realismo durante suas interpretações.

Mais de 50% da 1ª temporada de “The Mandalorian” foi registrada com ajuda da parede de vídeo de LED semicircular, combinando os fundos digitais com acessórios físicos do cenário.

Os ambientes foram renderizados com a perspectiva da câmera, levando em conta os objetos do cenário e a interação da luz sobre os atores. A renderização 3D foi feita com placas de vídeo NVídia e foram utilizadas soluções como a plataforma de produção virtual da ILM e o motor gráfico Unreal Engine, o mesmo utilizado em vários jogos, como “Mortal Kombat XI” e “Fortnite”.

Tudo isso foi gravado e editado em tempo real durante a fase de produção, o que também encurtou o tempo necessário para finalizar os efeitos da série.

Atualmente, os produtores desenvolvem a 2ª temporada da atração, que tem previsão de estreia para o final de 2020.

“The Mandalorian” é exibida pela plataforma Disney+ (Disney Plus), que ainda não chegou no Brasil, mas deve ser lançada aqui ainda neste ano.