GRAVE! Ataque orquestrado de páginas de fofoca no BBB e expõe “máfia” de agenciados

Muitos fãs e torcidas do “BBB 23” estão em pé de guerra com as páginas de fofoca que fazem a cobertura do programa, devido ao fato de alguns dos participantes, notadamente do […]

Divulgação/Globo

Muitos fãs e torcidas do “BBB 23” estão em pé de guerra com as páginas de fofoca que fazem a cobertura do programa, devido ao fato de alguns dos participantes, notadamente do quarto Deserto, receberem ataques orquestrados, enquanto que outros, especialmente Domitila Barros, são elogiados na base do “se não vencer, não será justo”.

Um fã-clube da banda Rouge fez um desabafo contundente na noite de quarta (29/3) no Twitter, sugerindo que os perfis podem estar sendo financiados para agir desta forma.

“Independente de quem é a sua fav, precisamos conversar sobre o papel vergonhoso e o desserviço que algumas ‘grandes’ páginas de fofoca tem feito com relação ao BBB: São ataques orquestrados, mentiras, cortes e posts tendenciosos feitos diariamente. Quem ganha com tudo isso? Ou quanto ganha? Vale a pena perder a credibilidade em troca de algum engajamento?”, questionou o perfil que apoia a cantora Aline Wirley. “Todo mundo tem direito de demonstrar sua insatisfação com as atitudes ou o jogo de determinados brothers, mas percebemos um aumento considerável dessas publicações totalmente tendenciosas, o que nos alerta para algo maior acontecendo nos bastidores dessas páginas”, completou.

Não é de hoje que a prática da uma “máfia” digital vem sendo denunciada na grande mídia. No ano passado, o portal Terra abordou a gravidade do assunto e apontou que certos perfis estavam recebendo verbas milionárias provenientes de campanhas publicitárias da Banca Digital, braço de marketing de influência da agência Mynd8, que tem Preta Gil entre seus sócios. “Os perfis agenciados pela Banca Digital tratam majoritariamente de temas relacionados a celebridades e entretenimento, mas também têm poder para estabelecer debates sobre outros assuntos”, acusou a reportagem.

Os sites Aos Fatos e o Núcleo Jornalismo analisaram todas as publicações feitas no Instagram por 24 perfis agenciados pela empresa, durante a semana de 5 a 12 de junho do ano passado, e constataram que quase metade dos posts com um mesmo assunto apareceu em mais de um perfil. Para os anunciantes, a Banca Digital se define como “a forma perfeita da sua marca fazer parte das conversas mais virais do momento”.

Ainda em 2021, o colunista Leo Dias e o UOL também chegaram a investigar a Mynd8. Na ocasião, o portal disponibilizou um vídeo no TikTok explicando como a empresa liderada por Murilo Henare funcionava. Agora, por ironia do destino, alguns dos atuais comentaristas do BBB no Splash (do UOL) são contratados pela agência, como é o caso da Ana Paula Renault, por exemplo.

Fazem parte da Banca Digital algumas das principais páginas de fofoca do Brasil. E também dezenas de influencers. E todos parecem ter as mesmas preferências em relação ao “BBB 23”, com as páginas destacando todos os comentários positivos dos agenciados a determinados concorrentes.

Neste contexto, chama atenção que a Mynd8 tem o costume de contratar integrantes do “BBB”. Muitos já entram no programa agenciados pela empresa, outros saem com contrato encaminhado por seus administradores de conta. Para se ter noção, no “BBB 21” a Mynd8 não tinha Juliette, mas fez o 2º, o 3º e o 4º lugares do programa, com os agenciados Camilla de Lucas, Fiuk e Gil do Vigor.

Ter o vencedor do BBB como contratado é um grande vantagem para qualquer agência, pois a exposição e fama atrai os melhores contratos publicitários. Mas, no caminho até a vitória, quem não é contratado, como as integrantes do quarto Deserto, pode ser considerado um obstáculo a ser superado. “O que já vi em alguns comentários aqui é que, quando um participante de ‘BBB’ não aceita ser agenciado pela Mynd8, as páginas fazem várias publicações negativas sobre a pessoa”, escreveu um perfil no microblog.

O site oficial da agência cita que as páginas Otariano, Subcelebrities, Fofoquei, Rainha Matos, Portal Popline, Gina Indelicada, entre muitos outras, fazem pare da Banca Digital. Contudo, omite os perfis da Central Reality e Dantinhas, que escrevem pautas diárias sobre o “BBB 23” e também possuem vínculo com a empresa. Já a Choquei, supostamente, rompeu com a Mynd8 neste “BBB”.

A tática de queimar participantes para favorecer outros foi vista de forma clara durante o auge do fenômeno Juliette Freitas. Na época, a Mynd8 teria tentado agenciar a Rainha dos Cactos, mas a cantora preferiu fechar contrato com a BPM, mesma agência que oferece suporte digital à Anitta. “A partir daí, eles começam a queimar a Ju e até hoje tenta saturar a imagem dela. Com a Anitta, eles fazem o mesmo”, explicou uma internauta no Twitter.

Embora a Mynd8 seja uma das maiores financiadoras de famosos, a agência ADR (do influenciador Pedro Rezende) não fica para trás. Em fevereiro deste ano, Domitila Barros chegou a apontar que Key Alves era agenciada pela empresa. A informação foi confirmada pela coluna de Fábia Oliveira. “Tu sabia que o empresário da Key é a empresa do Rezende? É muito bom, né? Ela tava falando que eles investiram meio milhão só para criar conteúdo enquanto ela estivesse aqui”, contou a modelo para Fred Nicácio.

Key Alves foi uma das participantes mais atacadas pela “máfia” digital. Entretanto, ela cometeu erros claros no programa. Com a possível exceção de Bruna Griphao, as integrantes do quarto Deserto não cometeram o mesmo tipo de erro – uma delas foi, inclusive, vítima de machismo. Mas Bruna, Larissa Santos, Amanda Meirelles e Aline Wirley tem sido alvo de ódio gratuitos das páginas contratadas do grupo, além de outros colunistas que, ainda que não possuam laços conhecidos com a Mynd8, agem em sincronia com os demais.

“As grandes páginas de fofoca estão distorcendo vídeos, falas e sempre enaltecendo os erros da maioria dos participantes menos de Fred [Nicácio] e Domitila, porque será? Parece até orquestrado”, apontou um internauta.

A sensação de que tem algo estranho acontecendo é compartilhada por milhares de usuários do Twitter. E foi o que juntou os fã-clubes das quatro integrantes remanescentes do Deserto, numa iniciativa inédita na história do “BBB”, para se protegerem contra o jogo de cartas marcadas. Essa união se manifestou num esforço para manter Bruna no programa no último paredão contra uma campanha de nível histérico das páginas para tirá-la. Sua permanência fez até um colunista famoso gravar vídeo de protesto acusando o público de ter estragado o BBB, entre outras barbaridades, depois de praticamente comandar um mutirão contra a atriz.

Na verdade, são os fãs do quarto Deserto que impedem esse BBB de ser manipulado pelas páginas de fofoca.

À exceção de Key Alves, Fred Nicácio, que já era contatado da Solo antes de entrar, Tina Calamba e Gabriel Fop, que assinaram com a Ford Models, e MC Guimê, da própria Mynd8, as agências dos demais participantes da atual edição não foram propagandeadas. Mas vale apontar que Domitila Barros tem o perfil predileto da Mynd8, por seu envolvimento em causas sociais, tema caro para a agência – em mais de um sentido.

“A Mynd8, que em teoria teria uma proposta legal de assessorar as minorias (os oprimidos), na verdade não passa da maior opressora”, alertou uma internauta. “Por dinheiro de BBB, cancela as pessoas, acusando levianamente de racismo e etc, afim de favorecer seus assessorados.. é uma máfia mesmo”.

Não por acaso, ao comprar briga com a favorita das páginas, Larissa foi a sister mais atacada de todas. Teve falas distorcidas ou escondidas, e qualquer brincadeira com suas amigas foi tratada como ofensa à honra. Nesta situação, a Banca Digital deixou de lado a preferência por causas e mirou fogo na maior vítima de machismo da edição.

A própria Larissa percebeu que pertencia a outro nível de concorrente quando conversou com os eliminados na Casa do Reencontro. A maioria tinha contrato com agência e já faturava horrores com publis, enquanto ela era “agenciada” pela própria mãe e a administradora de sua página era uma voluntária que dormia na casa da sua família.

A preferência por destruir Larissa só foi superada, recentemente, pelo foco em Amanda. A constatação do crescimento impressionante de sua torcida foi acompanhado por aumento exponencial de críticas à participante nos últimos dias.

Mas esta perseguição tem sido notada, de forma cada vez mais clara, pelo público, e tem feito com que muitos que estavam sem torcida declarada se juntassem às “deserters”, além de levar à formação de um bloco entre os diferentes fã-clubes.

“De agora ate o final, os ataques dos perfis Mynd8 vão se intensificar. Esse é o jogo externo deles. A gente vai ter que ter estômago pra aguentar aqui fora”, alertou um deserter no Twitter.

A maioria dos torcedores das sisters são adolescentes, que se identificam com as danças do quarteto e principalmente com a belíssima sororidade que elas demonstram entre si – que nunca é exaltada pela Banda Digital. A sensação é de que os espectadores perceberam o “sistema” e se rebelaram.

Não são poucas as críticas às páginas de fofoca.

Mas também há um receio de que a campanha de ódio contra as deserters e defesa exagerada dos favoritos da Banca, aliada a reforços de influencers contratados pela Mynd8, estejam impactando o próprio desenvolvimento do programa. O VT de campeã de Domitila, exibido na terça (20/8), culminou uma semana de proteção da sister – pela primeira vez no ano, não houve resumo do Jogo da Discórdia – e de ataques contra Larissa (via mensagens de twitter colocadas na tela).

Por coincidência, um dia depois de o público manter Bruna no programa, Boninho adiantou novidades sobre a votação dos espectadores do “BBB 23”, que seriam anunciadas na noite desta quinta (30/3). O chefe do programa mencionou “voto invertido” e despertou a ira dos deserts. Teme-se que ele tenha sido influenciado a prejudicar os esforços dos fãs do Deserto nas votações, trocando a lógica do programa para torná-lo mais parecido com “A Fazenda”. Em vez de votar para eliminar, o que facilita a concentração de votos de fãs-clubes diferentes num mesmo adversário, o voto passaria a ser, casuisticamente, para salvar, o que racharia a ação diferencial deste ano – o bloco do Deserto.

Por coincidência ou não, a ação foi anunciada no momento em que as sisters do Deserto perceberam a força da união de suas torcidas e se sentem menos estressadas por irem duas juntas contra uma rival forte como, por exemplo, Domitila.

Veja abaixo algumas das críticas dos internautas.

(pesquisa e edição de Marvel Plasse)