Western “Rust” voltará a ser filmado após morte da diretora de fotografia

O western “Rust” vai voltar a ser filmado, 16 meses após o acidente fatal que custou a vida da diretora de fotografia Halyna Hutchins – um tiro com bala de verdade disparado […]

Instagram/Reid Russell

O western “Rust” vai voltar a ser filmado, 16 meses após o acidente fatal que custou a vida da diretora de fotografia Halyna Hutchins – um tiro com bala de verdade disparado por Alec Baldwin num ensaio. Segundo o site The Hollywood Reporter, o filme vai retomar a produção com boa parte do elenco e equipe originais, além de novos integrantes.

Uma dessas novas integrantes é a diretora de fotografia Bianca Cline (da animação “Marcel the Shell with Shoes On”), contratada para substituir Hutchins. Cline vai desempenhar o trabalho com a “bênção e o apoio” de Matthew Hutchins (viúvo de Halyna) e vai doar o seu salário para instituições de caridade.

O filme também vai passar por algumas mudanças. A cena que causou a morte de Halyna Hutchins será reescrita e não precisará ser filmada novamente, conforme informou Melina Spadone, advogada da Rust Movie Productions. Ela não detalhou que tipo de mudanças acontecerão nessa cena.

Outra informação não divulgada foi a extensão das cenas que ainda precisam ser rodadas e, principalmente, quantas dessas cenas serão estreladas por Alec Baldwin.

A produção também vai contar com protocolos de segurança aprimorados, incluindo supervisores de segurança e uma proibição do uso de qualquer arma ou munição de festim. A munição real sempre foi proibida.

Todos os produtores originais de “Rust” também estão retornando, de acordo com Spadone, além do diretor Joel Souza, que também foi atingido pelo tiro disparado por Baldwin.

“Embora agridoce, sou grato por uma nova equipe de produção brilhante e dedicada, juntando-se ao antigo elenco e à equipe, estar empenhada em concluir o que Halyna e eu começamos”, disse Souza. “Todos os meus esforços neste filme serão dedicados a honrar o legado de Halyna e deixá-la orgulhosa. É um privilégio fazer isso em nome dela.”

Além da retomada da produção, também será rodado um documentário sobre a vida de Halyna, que vai explorar a sua juventude vivendo em uma remota base naval soviética e em Kiev, na Ucrânia, e culminando no seu trabalho em “Rust”. O documentário será dirigido por Rachel Mason (“Atrás da Estante”) e produzido por Julee Metz (“A Maldição dos Chippendales”).

“Tanto Mason quanto Metz eram amigas íntimas de Halyna e estão ansiosas para trabalhar com a produção para homenagear sua amiga e mostrar o brilho e a profundidade do talento de Halyna, ao mesmo tempo em que transmitem o que sua perda significou para seus amigos, colegas e toda a indústria cinematográfica”, afirmou a Rust Movie Productions em comunicado.

“Embarcamos nessa empreitada para iluminar a vida de Halyna e honrar suas conquistas. Nós nos recusamos a fugir de qualquer aspecto desta história, não importa o quão difícil seja – e se isso inclui o esforço para completar o filme final de Halyna, é nosso dever documentar o processo”, disse Metz. “A experiência de quem está trabalhando para completar o ‘Rust’ envolve muitas decisões difíceis. Como pessoas que amaram Halyna, esperamos capturar tudo o que pudermos para entender essa situação incompreensível em toda a sua complexidade”.

O viúvo de Halyna, Matthew Hutchinsm será produtor tanto no filme quanto no documentário.

A retomada das filmagens já tinha sido anunciada no ano passado, quando a produção fez um acordo com o marido de Halyna Hutchins. Pelo acordo, o filme seria concluído com a bênção (e a produção executiva) dele. A ideia era voltar a filmar em janeiro.

Mas em janeiro os promotores do Novo México acusaram Baldwin e a armeira Hannah Gutierrez-Reed de homicídio involuntário, enquanto o ex-assistente de direção Dave Halls, responsável pela segurança no set, assinou um acordo judicial, declarando-se culpado para ter sua sentença suspensa.

Apesar disso, segundo Spadone, a produção foi liberada por todos os sindicatos dos EUA para que seus membros possam trabalhar no filme.

Porém, “Rust” pode enfrentar outro problema judicial, visto que na última quinta (9/2), os pais e a irmã de Halyna Hutchins entraram com um processo de homicídio culposo contra Baldwin, os produtores de “Rust” e outros membros da equipe. A ação movida na Corte Superior de Los Angeles alega lesão corporal, imposição intencional de sofrimento emocional e negligência.

Brian Panish, advogado de Matthew Hutchins, disse em um comunicado após o anúncio do novo processo: “Não acreditamos que nenhum outro membro da família tenha uma reivindicação sob a lei do Novo México ou da Califórnia. Nem o Sr. Hutchins nem seus advogados foram informados da intenção da família de abrir um processo antes de hoje”.