Família da diretora de fotografia morta em “Rust” processa Alec Baldwin

A família de Halyna Hutchins, diretora de fotografia morta no set de “Rust” depois de um tiro disparado por Alec Baldwin, abriu processo contra o ator. A ação civil se junta à […]

Instagram/Alec Baldwin

A família de Halyna Hutchins, diretora de fotografia morta no set de “Rust” depois de um tiro disparado por Alec Baldwin, abriu processo contra o ator. A ação civil se junta à acusação criminal de homicídio involuntário, que pode ser condenar o ator a cinco anos de prisão.

“Abrimos um processo hoje no Tribunal Superior de Los Angeles contra Alec Baldwin, os produtores de ‘Rust’, a armeira Hannah Gutierrez-Reed, o primeiro assistente de direção David Halls e outros réus que podem ter sido responsáveis ​​pela morte de Halyna Hutchins”, disse a advogada Gloria Allred na quinta-feira (9/2). “Que ela descanse em paz.”

O novo processo foi movido em nome dos membros da família ucraniana de Hutchins, Olga Solovey, Anatoli Androsvych e Svetlana Zemko, e acusa os envolvidos de negligência e agressão. “Qualquer pessoa responsável por sua morte deve ser responsabilizada”, acrescentou a advogada.

A ação cobra danos não especificados “contra cada Réu, solidariamente, em um valor a ser provado no julgamento, incluindo, sem se limitar, ao dano direto ao relacionamento entre Halyna Hutchins e os sobreviventes, sua mãe, seu pai e sua irmã mais nova, e pelo sofrimento emocional resultante da perda de amor, companheirismo, conforto, cuidado, assistência, proteção, afeto, sociedade, orientação, treinamento, assistência e apoio moral de Halyna Hutchins”.

A advogada também detalhou as condições de vida da família de Hutchins na Ucrânia, enquanto o país é devastado pela guerra, e observou que Halyna pretendia trazer seus parentes para os Estados Unidos, o que não é mais possível. Porém, a família está liberada para viajar para os EUA nos próximos meses para acompanhar o andamento do processo.

Quando questionada a respeito do motivo de os pais e a irmã de Hutchins terem aberto esse processo, sendo que o marido e o filho da diretora de fotografia fizeram um acordo em outubro de para retirar a acusação de homicídio culposo, a advogada respondeu que “Não houve tentativa de contato do Sr. Baldwin, nenhum pedido de desculpas”.

“O acordo foi para Matthew e seu filho, e agora estamos representando outras pessoas da família, mãe, pai e irmã, e não houve acordo para eles”, disse Allred. “Queremos responsabilidade e justiça para eles”.

Divulgado em 5 de outubro do ano passado, o acordo entre Matthew Hutchins, Baldwin e os produtores de “Rust” fez com que o processo de homicídio culposo movido por Matthew fosse arquivado, e o viúvo ganhou um cargo de produtor executivo no filme, que voltaria a ser rodado. Porém, com todos os obstáculos pelo caminho e as novas acusações criminais, esse acordo parece ter perdido efeito.

Familiarizada com o caso, Allred atualmente também representa a continuísta de “Rust”, Maime Mitchell, que abriu um processo de negligência em novembro de 2021 contra Baldwin, os produtores do filme e outras pessoas envolvidas. Existe a possibilidade de a advogada fundir os dois casos.

Depois de uma extensa investigação feita pela polícia do condado de Santa Fé, Baldwin e Reed foram formalmente acusados ​​de duas acusações de homicídio involuntário em 31 de janeiro. Baldwin nega que tenha puxado o gatilho da arma que matou Hutchins e feriu o diretor do “Rust”, Joel Souza.

Enquanto Baldwin luta contra as acusações, uma primeira audiência no caso criminal está marcada para 24 de fevereiro. Se a juíza Mary Marlowe Summer determinar que existem evidências suficientes para seguir adiante, o caso passará para uma audiência preliminar posterior e, eventualmente, um julgamento.

Outra acusação contra Baldwin e Reed é em relação a uma possível “melhoria de arma de fogo”.

Na quinta-feira, a porta-voz da promotora distrital de Santa Fé, Mary Carmack-Altwies, disse ao site Deadline que a revisão da promotoria em relação às acusações e à lei está em andamento. “A promotoria distrital e a promotoria especial estão revisando ativamente todas as leis aplicáveis ​​para garantir que tenham o caso mais forte para garantir justiça para Halyna Hutchins”.

Afirmando que as acusações da promotoria de Santa Fé são um “terrível erro judicial”, Baldwin e sua equipe jurídica estão tentando fazer com que a procuradora especial seja demitida. O advogado do ator, Lubke Nikas, entrou com uma moção em 7 de fevereiro para desqualificar a recém-eleita legisladora estadual do Partido Republicano, Andrea Reeb, do caso e do julgamento devido à natureza inconstitucional do seu papel duplo.

“O Sr. Baldwin e seus advogados podem usar qualquer tática que quiserem para desviar a atenção do fato de que Halyna Hutchins morreu por negligência grosseira e um desrespeito imprudente pela segurança no set de filmagem de ‘Rust’”, disse o escritório da promotoria pública, em resposta.