A apresentadora Renata Vasconcellos se emocionou durante a homenagem póstuma para Gloria Maria no “Jornal Nacional”. Todos os programas da Globo foram inundados de homenagens para a repórter, falecida nesta quinta-feira (2/2), mas o ponto alto ficou com o “Jornal Nacional” – e nem poderia ser diferente.
O programa destacou diversas matérias especiais da jornalista, incluindo entrevistas com Madonna e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no mandato de 2002, seguida por depoimentos de colegas de trabalho, que não esconderam a emoção ao falar da colega. Muitos destacaram a importância de Gloria Maria para suas carreiras, influenciando-os a mergulhar no jornalismo.
Renata foi a responsável por dizer as últimas palavras sobre a colega de profissão ao vivo, mas não conseguiu se contar e precisou de um tempo para se recuperar.
No meio de sua fala, ela se desculpou pela emoção. “Tá vendo, Gloria? Ela está vendo! Nós todos, colegas da Gloria, temos a temos a consciência de que nenhuma homenagem estaria a altura do que ela representa pra gente, mas a gente tentou”, disse a repórter, segurando o choro. Também emocionado, William Bonner apertou as mãos da colega de bancada. “A gente tentou”, acrescentou.
Na sequência, a Globo exibiu os funcionários das redações de São Paulo, Rio Janeiro, Brasília e outras sedes do Brasil, aplaudindo Glória Maria num tributo emocionante por suas realizações. A homenagem durou sete minutos e emocionou as redes sociais.
“O jornalismo da Globo hoje mostrou que também é arte. Emocionou o país com seu tributo à imortal Glória Maria”, opinou um internauta. “A homenagem do jornal Nacional me emocionou, até eu bati palmas”, disse outra. “Chorei junto”, escreveu mais uma pessoa.
Veja abaixo algumas das reações.
Nós todos, colegas de Glória Maria, temos consciência de que nenhuma homenagem estaria à altura de tudo o que ela representa. Mas nós tentamos. O encerramento do #JN desta quinta (2) é em memória da jornalista ícone da TV brasileira. 💙 pic.twitter.com/wehcFgoKOB
— Jornal Nacional (@jornalnacional) February 3, 2023
Poético.
Esses vários minutos de palmas ininterruptas são uma metáfora sobre o quanto não há homenagem suficiente.
O jornalismo da Globo hoje mostrou que também é arte. Emocionou o país com seu tributo à imortal Glória Maria.
Essa edição do Jornal Nacional entrou pra história. pic.twitter.com/beDZrY5xqA
— Brunno (@BrunnoCrystian) February 3, 2023
A homenagem do jornal Nacional me emocionou até eu bati palmas
— Rah^^ (@Rahhh017) February 3, 2023
Se você não se emocionou com a homenagem à #GloriaMaria no @jornalnacional com certeza, você não é deste mundo…
Chorei junto.#jn #GloriaEterna— Jamile Chahine (@JamileNaReal) February 3, 2023
Que linda e emocionante homenagem do #JornalNacional à tão querida e espetacular Glória Maria. Merecidamente, cada aplauso. Tenho certeza que o Brasil se emocionou tanto quanto eu com esta linda homenagem. #JN
— Toti São-paulina (@TotiSaoPaulina) February 3, 2023
A voz embargada do Bonner, o choro da Renata, todos os repórteres, técnicos, cinegrafistas e demais profissionais do Jornalismo de todas as partes do Brasil aplaudindo de pé Glória Maria…que homenagem justa e merecida. Emocionado demais! #JornalNacional
— Diogo Borges (@borgesdiogos) February 3, 2023
#JornalNacional hoje tu me emocionou😭
— Gabyzinhadograu🏍 (@yosoymy) February 3, 2023
Apenas palmas e muitos olhares de choro 🥺🥺 Que cena tocante #JornalNacional
— #MONTERO (@josemonteiro_) February 3, 2023
Chorei no final do Jornal Nacional (e eu nunca choro) ☹️
— Henrique Luz (@henrique_luz) February 3, 2023