Produtor revela como seria 3ª temporada de “Gossip Girl”

O cancelamento do reboot de “Gossip Girl” na 2ª temporada pegou os fãs de surpresa, uma vez que a série tinha sido planejada para mais temporadas. Mas o final abrupto promovido pela […]

Divulgação/HBO Max

O cancelamento do reboot de “Gossip Girl” na 2ª temporada pegou os fãs de surpresa, uma vez que a série tinha sido planejada para mais temporadas. Mas o final abrupto promovido pela HBO Max só não foi pior porque o produtor e showrunner Joshua Safran fez questão de fechar muitas das pontas soltas que poderiam ter ficado sem resolução.

Em entrevista ao site Deadline, Safran contou que, quando soube que a série seria cancelada, fez questão “de tirar alguns ganchos, porque havia muitos”, contou ele. “Reunimos a equipe de editores. Entrei e levantei um monte de coisas, mudei o máximo que pude. Não pude fazer tanto quanto queria, porque não consegui refazer ou regravar nada, obviamente”.

No final que o público viu, os protagonistas planejam desmascarar a Gossip Girl durante o jantar do Met Gala, após perceberem que Obie (Eli Brown) sabotou todas as tentativas anteriores. Eles acreditam que Zoya (Whitney Peak), ao assumir o crédito pela conta da garota fofoqueira, vai ajudar a revelar a verdadeira autora, que é Kate Keller (Tavi Gevinson). Ao final, a professora é levada pela polícia

“Nosso final meio que fecha a história, mas nunca tivemos a intenção de encerrar a série ali”, disse Safran. “Até mesmo Kate sendo descoberta e presa era para dar a dica de uma história no terceiro ano. Nunca foi construído para ser o final da série. Sabíamos que íamos fechar a história da professora. Eu acho que é o mais importante. Eu sabia que era hora de acabar com isso, mas haveria mais”.

O final da série também mostra Obie, Zoya, Julien (Jordan Alexander), Audrey (Emily Alyn Lind) e Aki (Evan Mock) viajando pela Europa. O grupo se encontra Roma, onde Julien está buscando informações sobre sua família e todos eles encontram um amigo, interpretado por Aaron Dominguez (“Only Murders in the Building”). E a cena pós-créditos revela que Roger Menzies (Malcolm McDowell), pai de Aki, se une a Jordan (Adam Chanler-Berat) para transformar Gossip Girl em um aplicativo.

Segundo Safran, essas seriam as temáticas principais a serem exploradas numa 3ª temporada. “Definitivamente [o final] não foi abordado como um final de série quando o escrevemos. Tínhamos até uma pequena sala [de roteiristas] para alinhar com os arcos da 3ª temporada. Portanto, era para lançar a nova temporada. Havia toda uma história envolvendo o personagem de Aaron Dominguez, que foi o foco principal dos últimos 25 minutos do episódio”, revelou ele.

“Nada mudou na trama principal. Sempre terminaria com Luna alcançando o sucesso que Julian jamais poderia ter sonhado. A única coisa que mudou foi o personagem de Aaron Dominguez. Isso não envolvia Monet, Luna ou Shan”, explicou ele. “O personagem de Aaron interagiu com Julien, Zoya e Audrey. Cortei as partes de Julien e Audrey dessa história. Cortei alguns diálogos entre os personagens com mais dicas do que estava por vir. E também houve uma cena em que Aaron interagia com todos sem que eles soubessem, e ele os observava. Isso também foi deletado”.

Ele também explicou que “nós também não iríamos nos livrar de Luna [Zión Moreno]. Ela estaria ocupando um lugar mais central. Gostaríamos muito de contar a história de Julien e Monet se unindo, e Luna agora seria inimiga deles, e não eles um do outro. Então haveria uma história divertida lá”.

Nada disso será desenvolvido, apesar de o revival de “Gossip Girl” ter começado em ritmo quente em julho de 2021, estabelecendo recorde como o fim de semana de estreia mais assistido de uma série original da HBO Max na época – o que rendeu uma renovação antecipada para a 2ª temporada. Mas apesar do interesse inicial, alimentado pelos fãs da série original, a continuação não conseguiu manter a audiência da mesma forma que a versão original de 2007-12.

Por conta disso, o cancelamento não foi uma completa surpresa para o produtor. “Assim que a 2ª temporada começou a ir ao ar, tive um pressentimento quando vi que as coisas estavam sendo canceladas, especialmente coisas que estão neste universo [adolescente] e são tão caras quanto nós”.

As duas – e únicas – temporadas do novo “Gossip Girl” estão disponíveis na plataforma de streaming HBO Max. Assista ao trailer abaixo.