Confira 10 estreias de filmes pra ver em casa

O fim de semana, que começa com uma sexta-feira 13, tem como principal opção em streaming a chegada de “Órfã 2” à Amazon Prime Video – depois de passar pelos cinemas e […]

Divulgação/Entertainment One

O fim de semana, que começa com uma sexta-feira 13, tem como principal opção em streaming a chegada de “Órfã 2” à Amazon Prime Video – depois de passar pelos cinemas e o mercado de VOD. Confira abaixo a lista com as 10 melhores estreias de filmes pra ver em casa.

 

| ÓRFÃ 2: A ORIGEM | AMAZON PRIME VIDEO

 

Isabelle Fuhrman retoma o papel da psicopata mirim Esther na continuação do sucesso de terror. Ela tinha 12 anos quando o filme original foi lançado, agora está com 25 anos, mas na trama se passa por uma criança ainda mais nova que no longa que a projetou em 2009, já que a história é um prólogo.

O filme mostra como Leena Klammer (Fuhrman) escapou de um manicômio na Rússia e conseguiu fingir ser a filha desaparecida de uma família rica, virando Esther. O elenco também destaca Julia Stiles (“Jason Bourne”) e Rossif Sutherland (“Catastrophe”) como os pais de Esther.

Politicamente incorreto, o primeiro “A Órfã” fez grande sucesso ao explorar o temor de que crianças adotadas possam representar perigo em potencial para suas novas famílias. Mas o novo, enquanto induz o público a esperar uma reprodução da situação original, oferece uma reviravolta, cortesia do diretor William Brent Bell (“Boneco do Mal”).

 

| RUÍDO | NETFLIX

 

A coprodução argentina-mexicana acompanha a personagem de Julieta Egurrola (da novela “Cair em Tentação”), que procura sua filha desaparecida sem ajuda das autoridades. Policiais alegam que muitos erros foram cometidos na investigação original para continuar a busca. Mas ela ganha a ajuda de uma jornalista (Teresa Ruiz, de “Narcos: Mexico”) para seguir as pistas, até que passam a receber ameaças de que estariam incomodando pessoas importantes.

O pano de fundo é uma epidemia de casos semelhantes de pessoas desaparecidas no México, onde traficantes e outros criminosos estariam em conluio com funcionários do governo numa sucessão de acobertamentos desenfreados. Por conta disso, a protagonista é levada a acreditar que a filha pode ter sido sequestrada e vendida como escrava sexual. Só que a incerteza sobre sua sobrevivência ou morte se prova cruel.

O filme da diretora-roteirista Natalia Beristain (da série da Apple TV+ “The Mosquito Coast”) ecoa o desespero das Mães da Praça de Maio, conhecidas mundialmente pela incansável busca por justiça para os filhos desaparecidos durante a ditadura militar da Argentina, mas também a onda atual de desaparecimentos de mulheres jovens na região de Monterrey no México. Foi premiado no Festival de San Sebastián, na Espanha, e tem 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 

| ESPERANDO BOJANGLES | VOD*

 

O diretor francês Régis Roinsard volta a se juntar com o ator Romain Duris após o sucesso de “A Datilógrafa”. O novo filme também compartilha o clima lúdico envolvente da comédia de 2012. Mas esse tom leve e fantasioso é enganoso, já que fisga o público apenas para deixá-lo sem chão quando a trama vira do avesso.

O filme apresenta a história de amor de Camille e Georges, que apesar da passagem dos anos nunca deixam de dançar sua música favorita, “Mr. Bojangles”. Sob o olhar do filho do casal, a vida da família parece uma fábula exagerada com “felizes para sempre” e diversão permanente. Até que a mãe começa a demonstrar sinais preocupantes de instabilidade mental. Virginie Efira (a “Benedetta”) vive a mãe.

 

| UMA MULHER DO MUNDO | VOD*

 

A atriz francesa Laure Calamy (“Minhas Férias com Patrick”) disputou o César (o Oscar francês) por este drama, em que vive uma prostituta tentando matricular o filho em um curso renomado. Como seu otimismo contagiante não é suficiente para pagar as mensalidades, ela busca empréstimos, que são negados, e encontra a solução no trabalho num bordel, que ameaça sua independência. Foi o primeiro longo dirigida por Cécile Ducrocq, roteirista da série “Dix pour Cent”.

 

| O DUQUE | HBO MAX

 

A simpática comédia britânica acompanha um taxista de 60 anos, que realiza o roubo ousado do retrato do Duque de Wellington, pintado por Goya, da National Gallery, em Londres. Enquanto a polícia procura um superladrão especializado em grandes roubos de arte, a esposa do criminoso amador e atrapalhado descobre o quadro no guarda-roupa e o plano do marido para doar o valor do quadro para obras de caridade. Quando a verdade vem à tona, muitos passam a considerá-lo um herói, mas a Justiça é que terá a palavra final.

O último filme do diretor Roger Michell (“Um Lugar Chamado Notting Hill”), que morreu há um ano, é baseado na história real do roubo do quadro. O elenco destaca Jim Broadbent (“A Dama de Ferro”) como o ladrão e Helen Mirren (“A Rainha”) como sua esposa.

 

| CROCODILOS – A MORTE TE ESPERA | PARAMOUNT+

 

Um casal aventureiro convence seus amigos a explorar um remoto sistema de cavernas nas profundezas das florestas australianas. À medida que o lugar começa a inundar, crocodilos famintos aparecem e o grupo tem que lutar pela sua vida. O trash australiano é uma espécie de “Predadores Assassinos” de baixo orçamento, mas foi feito por um especialista no gênero “ameaças do Mundo Animal”. Por incrível que pareça, o longa faz parte de uma franquia. É continuação de “Medo Profundo”, feito pelo mesmo diretor, Andrew Traucki, em 2007. Entre um e outro, o australiano ainda fez filmes de tubarão e leopardo assassinos, “Perigo em Alto Mar” (2010) e “The Jungle” (2013).

No elenco, estão alguns rostos conhecidos do público geek, como Jessica McNamee (“Mortal Kombat”) e Luke Mitchell (“Agents of SHIELD”).

 

| O TEMPO COM VOCÊ | AMAZON PRIME VIDEO

 

A animação fantasiosa de Makoto Shinkai, diretor de alguns dos animes mais famosos dos últimos tempos, repete a temática de seu lançamento mais conhecido, “Your Name” (2016), ao lidar com um romance sobrenatural entre dois adolescentes. A trama acompanha a relação entre um garoto comum e uma garota que parece poder manipular o clima.

O tema das mudanças climáticas, numa metáfora da situação do mundo atual, ajudou a obra a conquistar o público adulto, arrecadando mais de US$ 100 milhões nas bilheterias japonesas. Impressionou tanto que venceu o troféu de Melhor Animação da Academia Japonesa de Cinema e se tornou a indicação do Japão para representar o país em busca de uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional em 2020.

 

| NOVE DIAS | HBO MAX

 

Uma das boas surpresas de 2020 (89% no Rotten Tomatoes), que venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Sundance, é trabalho de um cineasta brasileiro. Estreia do paulista Edson Oda, “Nove Dias” conta com produção do americano Spike Jonze (“Ela”) e um elenco hollywoodiano, encabeçado por Winston Duke (“Pantera Negra”), Zazie Beetz (“Coringa”), Bill Skarsgård (“It: A Coisa”), Benedict Wong (“Doutor Estranho”) e Tony Hale (“Veep”). Eles interpretam uma trama metafísica, em que o personagem de Duke entrevista almas candidatas a nascer na Terra.

 

| SERIAL KELLY | VOD*

 

A cantora Gaby Amarantos (“De Perto Ela Não é Normal”) vive a Kelly do título, uma arista de forró eletrônico que, enquanto cumpre uma agenda de shows em inferninhos pelo sertão, vai deixando um rastro de mortes pelo caminho. Ao se ver investigada pelos assassinatos de três homens, sua turnê mambembe se transforma em estratégia de fuga, com a polícia em seu encalço.

Estreia em longa-metragem de René Guerra, diretor do curta premiado “Vaca Profana” (que levou o prêmio do público no Festival do Rio de 2017), o filme também traz Paula Cohen (“1 Contra Todos”) e Thomas Aquino (“Deserto Particular”) como policiais.

 

| CARVÃO | VOD*

 

A estreia da diretora Carolina Markowicz se passa numa pequena cidade do interior, onde uma família recebe uma proposta rendosa, mas também perigosa: hospedar um estrangeiro (o argentino César Bordón, de “Relatos Selvagens”) em sua casa. Antes mesmo da chegada dele, no entanto, arranjos precisarão ser feitos, e a vida em família começa a se transformar. Porém, nenhum dos familiares, e muito menos o próprio hóspede, vê suas expectativas cumpridas. Todos tem conflitos e a hipocrisia logo é questionada.

Foi vencedor de três troféus no Festival do Rio, incluindo Melhor Roteiro (Markowicz) e Atriz Coadjuvante (Aline Marta Maia, de “Casa de Antiguidades”). O elenco ainda inclui Rômulo Braga (“Natureza Morta”), Maeve Jinkings (“Aquarius”) e Camila Márdila (“Que Horas Ela Volta?”).