“The Last of Us” lidera as opções de séries da semana

A estreia de “The Last of Us” no domingo (15/1) não é só o programa mais esperado da semana, mas um dos mais importantes de 2023. E ainda há muitos outras atrações […]

Divulgação/HBO

A estreia de “The Last of Us” no domingo (15/1) não é só o programa mais esperado da semana, mas um dos mais importantes de 2023. E ainda há muitos outras atrações na lista de destaques para entusiasmar os fãs de séries, incluindo a volta de “Vikings: Valhalla” e as conclusões de nada menos que três séries: “Servant”, “Hunters” e “Sky Rojo”. Entretanto, se só desse tempo para ver mais uma série apenas nesse período, a obrigatória é “Extremistas.br”, que ajuda a explicar como o Brasil se tornou palco para os atentados terroristas de 8 de janeiro.

Confira abaixo o listão, com as 10 melhores opções de séries da semana.

 

| THE LAST OF US | HBO MAX

 

Uma das séries mais caras já feitas pela HBO, a adaptação do game premiado da Naughty Dog chega chegando, com 97% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e a superação da meta “impossível” de ser melhor que o próprio jogo. E vale apontar que é Neil Druckmann, criador do game original, quem tem rasgado os maiores elogios à produção no material oficial de divulgação.

A série de estilo “zumbi” se passa num futuro pós-apocalíptico, depois que um fungo mortal destruiu quase toda a civilização, afetando o cérebro dos infectados, que aos poucos se tornam monstros. A trama segue o contrabandista Joel (o astro de “The Mandalorian”, Pedro Pascal), contratado para levar Ellie (Bella Ramsey, de “Game of Thrones), uma adolescente de 14 anos que se mostra resistente à infecção e pode representar a cura, de uma zona de quarentena para uma organização que trabalha para acabar com a pandemia. Mas o que começa como um pequeno trabalho logo se torna uma jornada brutal e de partir o coração, conforme os dois atravessam os Estados Unidos e passam a depender cada vez mais um do outro para sobreviver.

A adaptação está a cargo de Craig Mazin (“Chernobyl”), que juntou em sua equipe um trio de cineastas consagrados em festivais internacionais: o russo Kantemir Balagov (premiado no Festival de Cannes de 2019 por “Uma Mulher Alta”), a bósnia Jasmila Žbanić (de “Quo Vadis, Aida?”, drama vencedor do Spirit Award de Melhor Filme Internacional) e o iraniano Ali Abbasi (Melhor Direção da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes em 2018 pelo perturbador “Border”, também conhecido como “Gräns”).

Diretores de cinema numa produção com orçamento de cinema. E melhor que muito filme projetado em Imax 3D.

 

| VIKINGS: VALHALLA 2 | NETFLIX

 

A série é uma espécie de continuação de “Vikings”, desenvolvida pelo mesmo produtor, Michael Hirst, mas se passa um século após as façanhas de Ragnar Lothbrok e seus filhos, concentrando-se nas aventuras de outros vikings famosos.

A 2ª temporada encontra os foragidos Leif Eriksson (Sam Corlett, de “O Mundo Sombrio de Sabrina”), sua irmã Freydis Eiríksdottir (Frida Gustavsson, de “Swoon”) e Harald Sigurdsson (Leo Suter, de “The Liberator”) logo após a trágica queda de Kattegat, um evento que destruiu seus sonhos e alterou seus destinos. Encarando a vida de fugitivos na Escandinávia, eles são forçados a testar suas ambições e coragem em mundos além de seus fiordes familiares.

A produção a cargo do showrunner Jed Stuart (roteirista dos clássicos “Duro de Matar” e “O Fugitivo”) está introduzindo novos personagens importantes na atual temporada: Harekr, líder de uma comunidade viking pagã, interpretado por Bradley James (o Rei Arthur de “Merlin”), Mariam, uma astrônoma árabe vivida por Hayat Kamille (“Assassinato no Expresso do Oriente”), o Rei Yaroslav, o Sábio, governante de um província no norte da Rússia, encarnado por Marcin Dorociński (“O Gambito da Rainha”), e Elena, uma nobre russa interpretada por Sofya Lebedeva (“McMafia”).

 

| SERVANT 4 | APPLE TV+

 

O final do terror produzido pelo cineasta M. Night Shyamalan (“Tempo”) promete revelar a verdade sobre a babá misteriosa, vivida por Nell Tiger Free (de “Game of Thrones”), originalmente contratada para cuidar de uma criança recém-nascida, que vira salvadora e maldição de uma família, com direito a desfecho apocalíptico.

Inicialmente trazida para reforçar uma ilusão para uma mãe desesperada, que cuidava de um boneco como se fosse seu bebê morto no parto, sua presença acaba trazendo nova vida para o lar enlutado, na forma de um nascimento, mas também atrai atenção de uma seita potencialmente satânica. Demonstrando poderes que ninguém imagina, ela é capaz de detê-los, mas também consegue assustar a família.

Criada por Tony Basgallop, autor da série inglesa “Hotel Babylon” e roteirista de “24 Horas: Viva Um Novo Dia”, a produção também destaca em seu elenco Toby Kebbell (o Messala de “Ben-Hur”) e Lauren Ambrose (“A Sete Palmos”, “Arquivo X”) como os pais e Rupert Grint (o Ron Weasley de “Harry Potter”) como o tio do bebê.

Além de produzir, Shyamalan também dirige alguns episódios.

 

| HUNTERS 2 | AMAZON PRIME VIDEO

 

Escrita por David Weil (do vindouro “Moonfall”) e produzida por Jordan Peele (diretor de “Corra!”), a série acompanha um grupo diversificado de caçadores de nazistas, que após conterem um complô para criar o Quarto Reich nos Estados Unidos em 1977, iniciam uma busca mundial por Adolph Hitler (interpretado pelo alemão Udo Kier, de “Bacurau”), que teria forjado sua morte e escapado da Alemanha no final da 2ª Guerra Mundial. Ele estaria escondido na América do Sul.

Anunciada como final da produção, a temporada traz de volta Logan Lerman (“As Vantagens de Ser Invisível”), Jerrika Hinton (“Grey’s Anatomy”), Josh Radnor (“How I Met Your Mother”), Louis Ozawa Changchien (“Bosch”) e o veterano ator Al Pacino (“O Irlandês”), que retoma o papel de Meyer Offerman, líder dos caça-nazis na primeira série de sua longa carreira. Já a principal novidade, além de Kier, é Jennifer Jason Leigh, indicada ao Oscar por “Os Oito Odiados” (2015), que interpreta uma nova caçadora de nazistas.

 

| SKY ROJO 3 | NETFLIX

 

A conclusão da nova série espanhola de ação de Álex Pina (criador de “La Casa de Papel”) e Esther Martínez Lobato (criadora de “Vis a Vis”) traz as protagonistas cansadas de fugir e prontas para atacar os criminosos que as perseguem.

Na trama, três prostitutas se tornam foragidas após deixarem seu cafetão gravemente ferido. Formado por uma brasileira, uma colombiana e uma espanhola, o trio tem à máfia a seu encalço e não pode pedir ajuda para a polícia, precisando escolher a menos pior entre suas duas opções: fugir até serem pegas ou atacar primeiro. Depois de optarem pela primeira opção nos primeiros capítulos, agora chega a hora da segunda alternativa.

O elenco é liderado pela espanhola Verónica Sánchez (“O Píer”), a cubana Yany Prado (“A Dupla Vida de Estela Carrillo”) e a atriz e cantora argentina Lali Espósito (“Floricienta”). Já os principais personagens masculinos são vividos por Asier Etxeandía (“Dor e Glória”), Miguel Ángel Silvestre (“Sense8”) e Enric Auquer (“Quien a Hierro Mata”).

 

| A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS | GLOBOPLAY

 

Uma das aventuras mais filmadas do escritor Jules Verne – que já teve versão vencedora do Oscar de Melhor Filme em 1956 – volta às telas numa coprodução europeia estrelada pelo inglês David Tennant (o melhor “Doctor Who”). Ele dá vida ao cavaleiro Phileas Fogg, que no final do século 19 aposta ser capaz de fazer o que diz o título, dar a volta ao mundo em 80 dias, utilizando-se de um balão. Além dele, participam da aventura a alemã Leonie Benesch (“Babylon Berlin”) como a jornalista Abigail Fix e o francês Ibrahim Koma (“Gare du Nord”) no papel do valete Passepartout.

Concebida como minissérie, a produção desenvolvida pelo produtor-roteirista inglês Ashley Pharoah (criador da série cult “Life on Mars”) acabou fazendo grande sucesso e foi renovada, virando série anual. A ideia é contar uma nova aventura totalmente inédita, envolvendo os mesmos personagens em outra volta ao mundo no ano que vem.

 

| MAKANAI: COZINHANDO PARA A CASA MAIKO | NETFLIX

 

Em sua primeira série para a Netflix, o premiado cineasta japonês Hirokazu Koreeda (“Assunto de Família”) combina gueixas e culinária num drama adolescente sensível e bem diferente do usual. O próprio diretor chegou a dizer, durante a assinatura do contrato, que jamais conseguiria realizar essa produção se a plataforma não tivesse se interessado.

A trama acompanha duas amigas inseparáveis, que se mudam para Kyoto decididas a realizarem o sonho de serem maikos – aprendizes de gueixas. Mas ao chegar na casa maiko, uma delas se destaca pela graciosidade, enquanto a outra não causa o mesmo impacto entre as tutoras. Reprovada nos testes, ela resolve despedir-se com um jantar para a amiga e demais moradores. Só que sua comida conquista os estômagos e corações de todos, transformando sua vida de forma como ela jamais poderia imaginar.

 

| VELMA | HBO MAX

 

A famosa personagem de “Scooby-Doo” ganhou uma série própria, que conta a origem de sua relação com a turma da Máquina do Mistério. Só que eles não estão apenas mais jovens. Alguns são irreconhecíveis.

A trama acompanha Velma Dinkley, uma adolescente nerd de descendência indiana, que enfrenta suas crises do ensino médio junto com sua primeira investigação de mistério pseudo-sobrenatural. Seu melhor amigo é um adolescente preto que ainda não adotou o apelido Salsicha, mas demonstra traços do personagem sob seu nome real, Norville Rogers. Já Fred Jones e Daphne Blake continuam fisicamente iguais, mas com atitudes pioradas – viraram, respectivamente, um hetero top e uma patricinha bitolada. Outra diferença importante são as faíscas que rolam entre Daphne e Velma, numa tensão sexual que as crianças não deviam suspeitar.

Com violência, sangue e piadas adultas, a série animada foi concebida por Mindy Kaling (“Projeto Mindy”), que também dubla Velma, e o elenco de vozes ainda conta com Constance Wu (“Podres de Ricos”) no papel de Daphne, Sam Richardson (“Ted Lasso”), como o dublador do Norville e Glenn Howerton (“It’s Always Sunny In Philadelphia”) dando voz a Fred. E não há nenhum sinal de Scooby-Doo.

Tantas mudanças dividiram a crítica. Para muitos, a série tento ser esperta demais para seu próprio bem e acabou se tornando apenas medíocre.

 

| KOALA MAN | STAR+

 

A animação usa humor escrachado para narrar as desventuras de Kevin, um pai de meia-idade que à noite se transforma num subestimado super-herói australiano, o Koala Man, cujos únicos poderes são sua paixão pelas regras e a vontade de acabar com todos os pequenos crimes da sua cidade (como a grama que está grande demais).

Criada por Michael Cusack (“Smiling Friends”) e produzida por Justin Roiland (co-criador de “Rick e Morty”), a série destaca vários famosos em sua dublagem. Além do próprio Cusak como Kevin/Koala Man, Hugh Jackman (o “Logan”) dá voz a seu patrão e o elenco ainda traz Sarah Snook (“Succession”), Jemaine Clement (“O Que Fazemos nas Sombras”), Hugo Weaving (“Máquinas Mortais”) e Alexandra Daddario (“The White Lotus”).

 

| EXTREMISTAS.BR | GLOBOPLAY

 

A nova série documental do jornalismo da Globo não pode ser mais atual. E obrigatória. Ela adentra e revela os meandros dos bolsonaristas radicais que materializaram o ataque terrorismo à Brasília no último domingo (8/1).

Gravada ao longo de dois anos, desde março de 2021, a atração esmiúça a radicalização dessa parcela da população brasileira, apresentando em detalhes o grau de fanatismo das pessoas que se apresentam como patriotas numa missão divina, além da luta travada para conter sua narrativa de ódio nas mídias sociais.

Com oito episódios (apenas três foram disponibilizados na estreia), a produção aborda temas como armamentismo, negacionismo, religião e a manipulação da moral e dos bons costumes, que são usados pelos extremistas para aliciar milhares de pessoas e disseminar discursos golpistas.

A produção entrevistou pesquisadores, especialistas e personagens conectados aos movimentos retratados — com destaque para Sara “Winter” Giromini, ex-líder do grupo radical 300 do Brasil, que reproduziu uma marcha de tochas do nazismo e do grupo racista americano Ku Klux Klan em Brasília.

Entre os outros personagens retratados estão um jovem que trabalha usando fake news para destruir reputações a pedido dos clientes, uma militante infiltrada em grupos radicais e o casal de universitários que criou o perfil brasileiro do “Sleeping Giants”, que se dedica a desmonetizar grupos associados a discursos de ódio.