Cate Blanchett bate recorde ao vencer Globo de Ouro

Com sua vitória na categoria de Melhor Atriz de Drama por “Tár”, Cate Blanchett quebrou um recorde na madrugada desta quarta (11/1) no Globo de Ouro de 2023. Ela chegou a três […]

Instagram/BAFTA - LA

Com sua vitória na categoria de Melhor Atriz de Drama por “Tár”, Cate Blanchett quebrou um recorde na madrugada desta quarta (11/1) no Globo de Ouro de 2023.

Ela chegou a três vitórias no prêmio, juntando-se a Meryl Streep, Ingrid Bergman e Jane Fonda no pódio como a atriz mais premiada na categoria. Os prêmios anteriores de Blanchett foram por “Elizabeth” em 1999 e “Blue Jasmine” em 2014. O detalhe é que ela também tem um Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por “Não Estou Lá”, em 2008.

Fora suas vitórias, Meryl Streep tem o maior número de indicações na categoria: 14, no total.

Assim como Zendaya, premiada como Melhor Atriz de Série de Drama, Blanchett também não compareceu à premiação, num boicote ao Globo de Ouro.

Ela é uma das várias estrelas que boicotou a cerimônia, após acusações de racismo, falta de diversidade, corrupção, assédio e abuso sexual de membros da entidade responsável pelo evento, a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), que geraram revolta geral e resultaram numa competição esvaziada no ano passado, “realizada” sem a presença de artistas.

A HFPA fez diversas reformas internas e na premiação para retomar a transmissão televisiva neste ano. Mas alguns países não se entusiasmaram com o perspectiva. No Brasil, o canal pago TNT também optou por se distanciar do evento, que ficou sem transmissão no país.

Diante da ausência da estrela, o apresentador Henry Golding recebeu o prêmio em seu nome. Ele deu como desculpa o fato de que ela não pôde estar presente porque estava filmando no Reino Unido.

Em “Tár”, Blanchett interpreta uma maestrina em crise. Ela superou na categoria as atrizes Olivia Colman (“Império de Luz”), Viola Davis (“A Mulher Rei”), Ana de Armas (“Blonde”) e Michelle Williams (“Os Fabelmans”).