Pelé se manifesta após notícias sobre sua saúde: “Forte, com muita esperança”

Em meio a notícias de agravamento de saúde, Pelé resolveu postar uma imagem de seu novo boletim médico no Instagram e buscou tranquilizar os fãs. “Meus amigos, eu quero manter todos tranquilos […]

Instagram/Pelé

Em meio a notícias de agravamento de saúde, Pelé resolveu postar uma imagem de seu novo boletim médico no Instagram e buscou tranquilizar os fãs.

“Meus amigos, eu quero manter todos tranquilos e com o pensamento positivo. Estou forte, com muita esperança e sigo meu tratamento como sempre. Quero agradecer a toda equipe médica e de enfermagem, por todo zelo que tenho recebido. Eu tenho muita fé em Deus e cada mensagem de amor que recebo de vocês, vindas mundo inteiro, me mantém cheio de energias. E assistir o Brasil na Copa do Mundo também! Muito obrigado por tudo”, escreveu Pelé, que está internado no Hospital Albert Einstein desde terça (29/11) em razão do tratamento contra câncer de cólon.

Já o boletim médico do Hospital Israelita Albert Einstein informa que o ex-atleta apresentou boa resposta ao tratamento contra uma infecção respiratória. “Pelé segue em tratamento e o estado de saúde continua estável. Tem tido boa resposta também aos cuidados na infecção respiratória, não apresentando nenhuma piora no quadro nas últimas 24 horas”, diz o texto.

A infecção foi anunciada após a rede ESPN apurar que Pelé tinha inflamação nos pulmões. O canal esportivo também revelou que Pelé teria chegado ao hospital com um quadro de anasarca (inchaço generalizado), uma síndrome edemigêmica (edema generalizado) e uma insuficiência cardíaca descompensada. Estas informações foram confirmadas neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo.

A Folha publicou neste sábado que, fora os antibióticos para combater a inflamação, o craque teve a quimioterapia suspensa e passou a ser tratado de forma paliativa.

Cuidados paliativos são indicados a todos os pacientes com doenças ou condições progressivas e potencialmente terminais. As medidas vão depender dos sintomas, da funcionalidade e do prognóstico, ou seja, quanto tempo de sobrevida se espera para o paciente. No caso de Pelé, ele teria passado a receber apenas medidas de conforto, para aliviar a dor e a falta de ar, por exemplo.

Procurada pela Folha para se pronunciar sobre a adoção de cuidados paliativos, a direção do hospital não confirmou e também não negou a informação. Apenas reforçou que manteria o conteúdo da nota divulgada.

Pelé foi internado na terça (29/11) no Albert Einstein após deixar de responder ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro do ano passado, quando foi operado de um câncer de intestino. No início do ano, foram diagnosticadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado, que continuaram se espalhando pelo corpo do rei do futebol.