A organização do Festival de Berlim anunciou a atriz Kristen Stewart como presidente do júri de sua edição de 2023.
O anúncio reflete a condição de queridinha da crítica e estrela de filmes de arte da ex-protagonista da “Saga Crepúsculo” (2008-2012). Desde que estrelou a franquia teen, devastada pela crítica e responsável por indicá-la cinco vezes ao prêmio de piores do ano no Framboesa de Ouro, Stewart ganhou credibilidade se dedicando a vários projetos independentes.
Ela estreou no festival alemão em 2010, como protagonista de um dos muitos dramas indies que realizou em sua transição – “Corações Perdidos”, de Jake Scott.
Depois disso, chegou ao cinema europeu pela porta da frente, tornando-se a primeira atriz americana a vencer o César (o Oscar francês) por seu desempenho em “Acima das Nuvens” (2014), de Olivier Assayas.
Desde então, tem sido destaque constante nos festivais europeu. Também estreou como diretora de curtas. E neste ano conquistou sua primeira indicação ao Oscar pelo papel da princesa Diana em “Spencer”, filme dirigido pelo chileno Pablo Larrain.
“Jovem, brilhante e com um trabalho impressionante, Kristen Stewart é a ponte perfeita entre os Estados Unidos e a Europa”, disseram os diretores do festival Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian.
“De Bella Swan à Princesa de Gales, ela deu vida a personagens eternos e é uma das atrizes mais talentosas e multifacetadas de sua geração”, completaram no comunicado sobre a escolha da atriz.
Atualmente com 32 anos, Stewart será uma das presidentes mais jovens do júri principal do evento.
O Festival de Berlim de 2023 vai acontecer entre os dias 16 e 26 de fevereiro na capital da Alemanha.