Estreias: “Morte, Morte, Morte”, “Era uma Vez um Gênio” e os novos filmes em streaming

A programação de lançamentos nas plataformas de assinatura e locação digital continuam tocando o terror após um mês do Halloween. Estreias de horror e fantasia sombria são os maiores destaques da semana, […]

Divulgação/Sony Pictures

A programação de lançamentos nas plataformas de assinatura e locação digital continuam tocando o terror após um mês do Halloween. Estreias de horror e fantasia sombria são os maiores destaques da semana, mas também há opções para crianças, casais românticos e cinéfilos.

Confira abaixo as 10 principais novidades disponibilizadas para o cinema em casa.

 

| MORTE, MORTE, MORTE | VOD*

 

O suspense de humor ácido destaca-se pelo bom elenco e o roteiro esperto, que cria um “quem matou” moderno e envolvente. A trama traz Amandla Stenberg (“O Ódio que você Semeia”) e Maria Bakalova (a filha de “Borat 2”) como um casal quente, que chega numa mansão isolada para se divertir com uma turma de influencers. Quando o tédio se instala, alguém sugere um jogo, em que uma pessoa fingiria ser um assassino enquanto os demais se escondem. O problema é que, quando uma tempestade apaga as luzes, começam a surgir cadáveres. Um assassino estaria realmente entre eles.

O filme tem direção da atriz holandesa Halina Reijn (“Instinto”) e seu elenco também inclui Pete Davidson (“O Esquadrão Suicida”), Myha’la Herrold (“Industry”), Rachel Sennott (“Shiva Baby”), Chase Sui Wonders (“Generation”) e Lee Pace (“Guardiões da Galáxia”).

 

| ERA UMA VEZ UM GÊNIO | VOD*

 

O filme que marca a volta do cineasta George Miller ao cinema, sete anos após deixar público e crítica impressionados com “Mad Max: Estrada da Fúria”, é inspirado pelas fábulas das Mil e uma Noites. A fantasia de visual arrebatador traz Idris Elba (“Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw”) como um gênio encantado – na verdade, um Djinn – , cuja “lâmpada” mágica vai parar nas mãos de uma viúva solitária (vivida por Tilda Swinton, de “Doutor Estranho”) após passar séculos perdida. Enquanto pondera seus três desejos, a mulher conhece a história do gênio e reflete sobre a velha moral da história: “cuidado com o que desejar”.

O visual, especialmente durante as cenas de recriação do Oriente exuberante, é de encher os olhos, com muitos efeitos visuais, além de uma fotografia, cenografia e figurinos refinadíssimos. Mas a expectativa para a produção era maior que seus 71% de aprovação da crítica na contabilização do site Rotten Tomatoes.

 

| O TROLL DA MONTANHA | NETFLIX

 

A fantasia norueguesa acompanha uma equipe de especialistas formada para investigar estranhos acontecimentos na montanha de Dovre. Eles logo descobrem que um monstro gigante despertou após mil anos, destruindo tudo pelo caminho – um caminho que leva à capital da Noruega. Uma premissa curiosa, que sugere um Godzilla inspirado nas lendas nórdicas.

O filme tem direção de Roar Uthaug (“Tomb Raider: A Origem”) e é estrelado por Ine Marie Wilmann (“Furia”), Mads Sjøgård Pettersen (“O Rei da Montanha”), Kim Falck (“Presos no Gelo 3”) e Gard B. Eidsvold (“Em Busca do Castelo Dourado”).

 

| HALLOWEEN ENDS | VOD*

 

Anunciado como encerramento da longeva saga de terror, o filme apresenta a última batalha entre o bicho-papão Michael Myers e a final girl Laurie Strode (Jamie Lee Curtis). Literalmente no final mesmo, após frustrar grande parte do público com uma longa história paralela em torno de um assassino copiador.

Apesar da moral da história ser que o mal nunca morre e pode se esconder por trás de muitas máscaras, esta continuação foi vendida como o final definitivo da franquia. Mas desde que Laurie e Michael se enfrentaram pela primeira vez em 1978, eles já tiveram três finais anunciados como definitivos – o primeiro foi a continuação direta, “Halloween II”, de 1980, seguido por “Halloween H20: Vinte Anos Depois” em 1998 e, por fim, “Halloween: Ressurreição” em 2002, o filme em que Laurie morre. Todos foram ignorados pela nova trilogia, inaugurada em 2018 como uma sequência direta do longa original de John Carpenter.

O papel de Laurie deu à Jamie Lee Curtis, filha de Tony Curtis (“Quanto Mais Quente Melhor”) e Janet Leigh (“Psicose”), a fama de maior “scream queen” (rainha do grito) e mais popular “final girl” (última garota sobrevivente) de todos os tempos.

A nova trilogia também resgatou as crianças cuidadas pela então babá Laurie em 1978 – uma delas vivida pela mesma atriz, Kyle Richards – , e introduziu a filha e a neta da heroína, interpretadas por Judy Greer e Andi Matichak. Uma delas foi despachada pelo bicho papão no longa anterior, o que deixa Laurie meio desnorteada na nova sequência, especialmente ao aproximar sua descendente restante do perigoso aprendiz de Mike Myers.

A direção é de David Gordon Green, que comandou toda trilogia atual e conseguiu uma façanha: fazer com que cada novo capítulo fosse mais decepcionante que o anterior.

 

| O AMANTE DE LADY CHATTERLEY | NETFLIX

 

A nova adaptação do romance homônimo de DH Lawrence traz Emma Corrin (a Princesa Diana de “The Crown”) em cenas quentes. A trama é famosamente escandalosa e já gerou versões muito picantes na tela, inclusive um lançamento proibido para menores estrelado por Sylvia Kristel (a “Emmanuelle”) em 1981.

O livro foi publicado originalmente na Itália e na França na década de 1920, mas não foi impresso nos Estados Unidos até 1959 sob a acusação de conter obscenidades. A história gira em torno da rica e privilegiada Lady Chatterley, casada com um homem que ela não ama. Entediada e isolada no campo, ela inicia um relacionamento casual, que vira passional, com um jovem humilde que trabalha em sua propriedade inglesa.

Além de Emma Corrin como Lady Chatterley, o elenco destaca Jack O’Connell (“Invencível”) como o amante e Nicholas Bishop (“Industry”) como o marido traído. O roteiro foi escrito por David Magee (“As Aventuras de Pi”) e a direção é da francesa Laure de Clermont-Tonnerre, diretora do filme “The Mustang” (2019) e da minissérie “The Act”.

 

| HOLD ME TIGHT | MUBI

 

O novo filme de Mathieu Amalric (“O Quarto Azul”) acompanha uma mulher que um dia simplesmente abandona sua família. Enquanto dirige para longe, ela imagina situações que podem estar acontecendo, sobre a reação dos filhos e do marido ao descobrirem que ela não vai voltar logo. Ancorado por uma performance magistral de Vicky Krieps (“Trama Fantasma”), o ator, roteirista e diretor francês realiza um estudo da dor e da perda de forma fragmentada, mas permite a visualização de todas as peças para o público contemplar o grande quadro da vida.

Por seus trabalhos, Krieps e Amalric estão concorrendo ao César 2023 (o Oscar francês), que acontece em fevereiro.

 

| AS AVENTURAS DE TADEO E A TÁBUA DE ESMERALDA | VOD*

 

A terceira animação da franquia de Tadeo traz o Indiana Jones espanhol desencadeando acidentalmente um antigo feitiço, que coloca em perigo a vida de seus amigos – entre eles, a Múmia do primeiro filme, que agora tem uma namorada. As aventuras vão das pirâmides do México às pirâmides do Egito, sem esquecer da pirâmide de Paris (diante do Museu do Louvre).

Assim como os anteriores, o novo filme tem direção de Enrique Gato, criador de Tadeo Jones – que ele revelou pela primeira vez em 2006 num curta animado. O personagem, um ex-trabalhador da construção civil que sonhava virar arqueólogo aventureiro, é simpaticíssimo e suas animações muito bem feitas, com ação suficiente para contentar os fãs, senão de Indiana Jones, ao menos de Tintim, o aventureiro de quadrinhos mais famoso da Europa.

 

| ENTRE ROSAS | *VOD

 

A comédia dramática francesa acompanha uma criadora de rosas à beira da falência, que é salva por uma solução de sua fiel secretária: contratar três presidiários sem nenhum conhecimento de jardinagem, mas que trabalham por salários baixos. Completamente diferentes, eles se unem na missão de salvar a pequena fazenda. A veterana Catherine Frot (“Margueritte”) tem o papel principal.

 

| UM NATAL CHEIO DE GRAÇA | NETFLIX

 

A comédia que marca a estreia de Gkay como protagonista virou babado com duas semanas de antecedência por conta das fofocas de bastidores, que trouxeram à tona supostos ataques de estrelismo da influencer.

Na trama, Sérgio Malheiros (“Impuros”) fica desconsolado após flagrar a noiva lhe traindo com outra mulher na véspera do Natal e, sem saber como encarar a festa da família, convida a primeira desconhecida que encontra para ser sua acompanhante no Natal, na mansão de sua mãe rica (Vera Fisher, de “Salve Jorge”) e diante de todos os parentes. Só que a desconhecida é Gkay, que se revela sem classe alguma e capaz de causar um vexame atrás do outro.

O elenco também inclui Monique Alfradique (“Bem-vinda a Quixeramobim”), Letícia Isnard (“Um Tio Quase Perfeito”), Nando Cunha (“Vizinhos”) e Cezar Maracujá (“Nada Suspeitos”), entre outros.

O roteiro é de Carol Garcia (“Bom Dia, Verônica”) com consultoria de Fil Braz (“Minha Mãe É uma Peça”) e direção de Pedro Antônio (“Tô Ryca!”).

 

| SR. | NETFLIX

 

O documentário retrata a vida do cineasta Robert Downey, pai do ator Robert Downey Jr. Tem direção de Chris Smith (“Fyre Festival: Fiasco no Caribe”), mas foi concebido e é conduzido na tela por Downey Jr. A obra destaca momentos emocionantes da convivência entre pai e filho, enquanto o intérprete do Homem de Ferro registra os últimos meses de vida de seu pai em conversas sobre suas realizações, lutas e família.

O filme também serve para apresentar a obra do diretor para as novas gerações. Como os filmes eram independentes, nunca receberam muita atenção do mercado e jamais saíram do circuito dos iniciados, o que deixou seus principais títulos inéditos no Brasil e em vários países do mundo. Por conta disso, sua ousadia acabou esquecida. Mais que isso, é até desconhecida entre os que se referiam a ele apenas como o pai de Robert Downey Jr.

Mas Robert Downey marcou época no cinema como um dos cineastas mais transgressores e identificados com o movimento contracultural dos EUA. Ele tem pelo menos um filme cultuadíssimo, “Putney Swope”, de 1969, que contrastou o movimento dos direitos civis com a indústria da publicidade.

Seu filho famoso atuou em vários de seus longas, estreando como ator na comédia “Pound” (1970), com cinco anos de idade.

Além de dirigir, Robert Downey também foi ator e participou de filmes como “Boogie Nights” (1997) e “Magnolia” (1999), ambos de Paul Thomas Anderson. Sua última aparição nas telas foi como convidado do humorístico “Saturday Night Live” em 2015.

Ele morreu em julho de 2021, aos 85 anos, após sofrer do Mal de Parkinson por 5 anos.

 

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, sem necessidade de assinatura mensal.