Will Smith tem atuação intensa em novo trailer de “Emancipation”

A Apple TV+ divulgou o novo trailer de “Emancipation – Uma História de Liberdade”, drama sobre escravidão estrelado por Will Smith. A produção estava no limbo após a controvérsia do tapa de […]

Divulgação/Apple TV+

A Apple TV+ divulgou o novo trailer de “Emancipation – Uma História de Liberdade”, drama sobre escravidão estrelado por Will Smith.

A produção estava no limbo após a controvérsia do tapa de Will Smith em Chris Rock durante o Oscar deste ano. Embora vários projetos do ator tenham sido cancelados ou adiados, “Emacipation” já estava totalmente filmado quando aconteceu o desastre de relações públicas. A decisão de lançá-lo ainda neste ano foi tomada após uma exibição privada para um grupo de influencers nos EUA, que teve forte repercussão nas redes sociais.

A prévia mostra os motivos da repercussão, com uma performance intensa de Smith e uma belíssima fotografia em cores tão esmaecidas que parecem preto e branco.

O filme é baseado na história real do escravo Peter, que ficou famoso no século 19 após fugir de seu “dono” e torturador, engajar-se na Guerra Civil ao lado dos ianques e posar para uma foto expondo as cicatrizes de crueldade nas suas costas – marcas de um chicoteamento que quase o matou.

A foto se tornou conhecida como “Scourged Back” e “viralizou” após ser publicada em uma série de veículos de imprensa em 1863, criando um impacto similar ao do assassinato de George Floyd em sua época. Estudiosos apontam a foto como uma das influências do crescimento do movimento abolicionista, que levou ao fim da escravidão nos EUA. De fato, pouco depois de sua publicação, países europeus anunciaram que deixariam de comprar algodão dos estados do sul dos EUA, onde a escravidão ainda era praticada.

A cena da reconstituição da foto é a última imagem da prévia.

Apesar de todo este contexto histórico, “Emancipation” é descrito por seus produtores como um “thriller de ação” focado na fuga de Peter de seus captores. O trailer destaca esse momento, com direito até a luta contra crocodilo.

A direção é assinada por Antoine Fuqua (“Dia de Treinamento”, “O Protetor”) e, além de estrelar, Smith também é um dos produtores do longa.

A estreia está marcada para 9 de dezembro em streaming.