A Netflix divulgou o trailer do documentário “Sr.”, que retrata a vida do cineasta Robert Downey, pai do ator Robert Downey Jr. O vídeo destaca trechos emocionantes da convivência entre pai e filho, e traz o intérprete do Homem de Ferro como condutor da narrativa. Foi dele a ideia de realizar o filme, registrando os últimos meses de vida de seu pai em conversas sobre suas realizações, família e lutas.
Segundo a sinopse, o longa “é um retrato amorosamente irreverente da vida e carreira do cineasta independente Robert Downey que rapidamente se transforma em uma meditação sobre arte, mortalidade e disfunção geracional de cura”.
O filme tem direção de Chris Smith, produtor de “A Máfia dos Tigres” e diretor de “Fyre Festival: Fiasco no Caribe”, e chega na Netflix em 2 de dezembro.
O cineasta Robert Downey morreu em julho de 2021. Ele tinha 85 anos e sofria do Mal de Parkinson há pelo menos 5 anos.
O diretor ficou conhecido nos anos 1960 por ser um dos cineastas mais identificados com o movimento contracultural dos EUA, que explorava em suas obras. Essa fase rendeu pelo menos um filme cultuadíssimo, “Putney Swope”, de 1969, que contrastou o movimento dos direitos civis com a indústria da publicidade.
Seu filho famoso atuou em vários de seus filmes. De fato, o futuro Homem de Ferro estreou como ator na comédia “Pound” (1970), atuando para seu pai com cinco anos de idade.
Robert Downey também foi ator e participou de filmes como “Boogie Nights” (1997) e “Magnolia” (1999), ambos de Paul Thomas Anderson. Sua última aparição nas telas foi como convidado do humorístico “Saturday Night Live” em 2015.
Como suas obras foram realmente independentes, nunca receberam muita atenção do mercado e jamais saíram do circuito dos iniciados – seus principais títulos são inéditos no Brasil e em vários países do mundo. Por conta disso, sua ousadia acabou esquecida. Mais que isso, é até desconhecida entre as novas gerações, que se referem a ele apenas como o pai de Robert Downey Jr.