“Adão Negro” estreia em 1º lugar nos EUA

“Adão Negro” estreou no topo das bilheterias dos EUA e Canadá neste fim de semana, com US$ 67 milhões em ingressos vendidos, uma das maiores aberturas da carreira do ator Dwayne “The […]

Divulgação/Warner Bros

“Adão Negro” estreou no topo das bilheterias dos EUA e Canadá neste fim de semana, com US$ 67 milhões em ingressos vendidos, uma das maiores aberturas da carreira do ator Dwayne “The Rock” Johnson – atrás apenas dos filmes da franquia “Velozes e Furiosos”.

No exterior, “Adão Negro” rendeu US$ 73 milhões em 77 mercados para atingir um faturamento global de US$ 140 milhões.

O Brasil foi um dos países onde o filme foi mais visto, com uma bilheteria estimada em US$ 4,9 milhões, abaixo apenas dos EUA/Canadá, Reino Unido (US$ 6,1 milhões) e México (US$ 5,3 milhões).

Apesar disso, a arrecadação é considerada moderada para uma produção com orçamento na casa dos US$ 200 milhões. Como base de comparação, o pior desempenho comercial recente da Marvel foi o filme “Eternos”, que abriu com US$ 71,2 milhões na América do Norte durante a pandemia. Com lançamento simultâneo na Disney+, “Viúva Negra” começou com US$ 80 milhões domésticos.

Em compensação, “Adão Negro” foi o primeiro filme a estrear acima de US$ 50 milhões desde julho, quando “Thor: Amor e Trovão” teve abertura de US$ 144 milhões.

O problema é que, ao contrário dos filmes da Marvel, poucos filmes da DC contam com incentivo da crítica para avançar após seu lançamento e a nova produção não é exceção: foi considerara ruim (40% de aprovação) pela média dos críticos do Rotten Tomatoes e muito ruim pelos críticos top (imprensa), que deram apenas 29% de avaliações positivas.

Em 2º lugar ficou a comédia romântica “Ingresso para o Paraiso”, estrelada por Julia Roberts e George Clooney, que fez US$ 16,3 milhões nas bilheterias norte-americanas. O filme estreou aos EUA neste fim de semana, mais de um mês após o lançamento internacional, onde teve um desempenho acima da média do gênero – US$ 80 milhões até este domingo (23/10). Mas a crítica norte-americana achou medíocre (55%) e, como custou US$ 60 milhões, também deve acabar no vermelho.

Em 3º lugar, o terror “Sorria” arrecadou US$ 8,3 milhões em seu quarto fim de semana. O filme, que custou só US$ 17 milhões, já faturou US$ 84,3 milhões até o momento nos EUA, somando US$ 166,2 milhões em todo o mundo para a Paramount Pictures.

Líder na semana passada, “Halloween Ends” desabou para o 4º lugar em seu segundo fim de semana, com US$ 8 milhões, uma queda chocante de 80% em relação à sua estreia de US$ 41 milhões. Trata-se de uma das piores quedas semanais da história recente para um filme que estreou em 1º lugar, refletindo as críticas negativas (39% no Rotten Tomatoes) que recebeu. Com isso, o suposto final da franquia “Halloween” chegou a US$ 54,1 milhões domésticos e US$ 82 milhões mundiais.

O musical infantil “Lilo, Lilo Crocodilo” completa o Top 5 com US$ 4,2 milhões. Depois de três semanas, o filme em que Shawn Mendes interpreta um crocodilo somou US$ 28,7 milhões na América do Norte e US$ 37,1 milhões em todo o mundo, para um orçamento estimado em US$ 50 milhões. Um desastre comercial que deve dar enorme prejuízo para a Sony Pictures.

Veja abaixo os trailers das cinco maiores bilheterias do fim de semana nos EUA.

 

1 | ADÃO NEGRO |

 

2 | INGRESSO PARA O PARAÍSO |

 

3 | SORRIA |

 

4 | HALLOWEEN ENDS |

 

5 | LILO, LILO CROCODILO |