Veja despedida de Jodie Whittaker e volta de David Tennant em “Doctor Who”

A BBC divulgou a cena de despedida da atriz Jodie Whittaker da série “Doctor Who”, que mostra a regeneração surpreendente da Doutora num velho conhecido do público. Além disso, foi divulgado um […]

Divulgação/BBC

A BBC divulgou a cena de despedida da atriz Jodie Whittaker da série “Doctor Who”, que mostra a regeneração surpreendente da Doutora num velho conhecido do público. Além disso, foi divulgado um teaser que confirma a volta de David Tennant ao papel-título da série.

O ator estrelou a série do final da 1ª à 4ª temporada completa, passando a ter a companhia de Donna Noble, a personagem de Catherine Tate, a partir do terceiro ano da produção. Ela também aparece no teaser, 12 anos após a última vez em que os dois foram vistos juntos – no especial de Ano Novo de 2010.

Apesar disso, Tennant não deve permanecer muito tempo na série. Ncuti Gatwa (o Eric de “Sex Education”) vai assumir a vaga logo no começo da 14ª temporada, prevista apenas para novembro de 2023.

A despedida de Jodie Whittaker, primeira mulher no papel-título, aconteceu neste domingo, no especial intitulado “The Power of the Doctor”, que fez parte das comemorações do centenário da BBC, fundada em 18 de outubro de 1922 como um serviço de rádio no Reino Unido.

Quem também se despediu da série foram os companheiros de viagem da Doutora, Yas (Mandip Gill) e Dan (John Lewis), além do showrunner Chris Chibnall, que foi substituído por Russell T. Davis, num retorno à franquia após ter sido o responsável pelo reboot de 2005 – que resgatou a antiga atração originalmente cancelada em 1989.

A participação de Tennant também é uma forma de ressaltar o retorno de Davis, que foi quem escalou o ator como Doctor Who em 2005. Além disso, ele aparecerá como o protagonista do próximo especial, que será lançado em novembro do ano que vem, em comemoração aos 60 anos de “Doctor Who”, antes do primeiro episódio oficial da 14ª temporada.

O artifício narrativo que justifica as mudanças de intérpretes é simples: sempre que Doctor Who é ferido de morte, ele(a) se transforma em outra pessoa, ganhando não apenas nova aparência, mas também um nova personalidade, ainda que mantenha intacta toda a sua memória. O truque foi a forma encontrada pelos produtores para continuar a série quando William Hartnell (1908–1975), o primeiro Doctor Who, resolveu largar o papel na metade da 4ª temporada original (exibida em 1966).

Quando Gatwa assumir o papel, a série também passará a contar com Yasmin Finney (a Elle Argent de “Heartstopper”) e Neil Patrick Harris (“How I Met Your Mother”), que interpretará um novo vilão – com direito a uma prévia no teaser.

A série pode ser acompanhada no Brasil pela Globoplay, que também disponibiliza os episódios especiais.

Veja abaixo a despedida de Jodie Whittaker e o teaser com a volta de David Tennant a “Doctor Who”.