O cantor John Lydon (também conhecido como Johnny Rotten), ex-vocalista da banda Sex Pistols e autor do hino punk “God Save the Queen”, famoso pelo verso “ela [a Rainha] não é um ser humano”, prestou uma homenagem à Rainha Elizabeth II, morta na quinta-feira (9/9).
No seu perfil do Twitter, Lydon postou uma foto da Rainha com a legenda: “Descanse em paz Rainha Elizabeth II. Envie-a vitoriosa”.
A frase “envie-a vitoriosa” é uma referência à letra original de “God Save the Queen”, assim como a foto que ele usou no seu post, a mesma que serviu de base para arte de divulgação do single.
“God Save the Queen” foi lançada há 45 anos, justamente na semana anterior ao Jubileu de Prata, uma grande celebração nacional que comemorava os primeiros 25 anos do reinado de Elizabeth II.
Apesar do que diz a letra da canção, os integrantes da banda não acreditavam realmente que a rainha liderava um regime fascista ou que ela não era um ser humano de verdade.
O próprio Lydon deixou isso claro quando escreveu “Deus abençoe a rainha. Ela aguentou muito” num editorial para o jornal britânico The Times, em junho.
“Não tenho animosidade contra ninguém da família real. Nunca tive”, escreveu ele. “É a instituição que me incomoda e a suposição de que devo pagar por isso. É aí que eu estabeleço um limite. É tipo, ‘Não, você não sair de férias para esquiar com meu imposto’.”
A história da música “God Save the Queen” e dos Sex Pistols foi abordada recentemente na minissérie “Pistol”, dirigida por Danny Boyle (“Trainspotting”), que foi lançada há apenas 10 dias na plataforma Star+.
A produção chegou a ser ameaçada por um processo por Lydon, mas os demais integrantes da banda o derrotaram na Justiça para permitir que as gravações dos Sex Pistols, inclusive a icônica “God Save the Queen”, fossem ouvidas na série.
Rest in Peace Queen Elizabeth II.
Send her victorious.
From all at https://t.co/vK2Du0ZzDS pic.twitter.com/kq4M6WfeML
— John Lydon Official (@lydonofficial) September 9, 2022