Omar Sy vai viver samurai africano em série da Netflix

O ator Omar Sy (“Lupin”) vai estrelar a série “Yasuke”, sobre um homem africano escravizado e levado para o Japão feudal, que se tornou o primeiro samurai não-japonês. O projeto está sendo […]

Divulgação/Berlinale

O ator Omar Sy (“Lupin”) vai estrelar a série “Yasuke”, sobre um homem africano escravizado e levado para o Japão feudal, que se tornou o primeiro samurai não-japonês.

O projeto está sendo desenvolvido pela Netflix, que já realizou uma adaptação dessa história no formato de anime. A animação foi lançada em 2021, com dublagem de Lakeith Stanfield (“Atlanta”).

Mas enquanto o anime apresentou elementos de fantasia, essa nova minissérie será uma dramatização histórica, focada na amizade entre o protagonista Yasuke e o guerreiro samurai Oda Nobunaga enquanto ele galga a hierarquia samurai.

“Sou inspirado por ‘Yasuke’ há um bom tempo”, disse Sy em um comunicado. “Com esta equipe soberba, estamos criando uma série notável mostrando o que significava ser um samurai africano na história japonesa. As sequências de ação por si só serão fenomenais e engenhosas.”

“Yasuke” vai ser escrita por Nick Jones Jr., roteirista da versão em anime dessa história. Além de estrelar, Sy também vai produzir a série ao lado de Jones Jr, do cineasta Shawn Levy (“Free Guy: Assumindo o Controle”), do ator Forest Whitaker (“Pantera Negra”) e da produtora Nina Yang Bongiovi (“Desculpe te Incomodar”).

“Este é o projeto perfeito que Forest e eu estávamos buscando – a interseccionalidade de duas culturas por meio de uma ótima narrativa”, disse Bongiovi. “Destacar uma figura histórica real, combinando com ação incrível e rostos que representam a herança negra e asiática – atrás da câmera e na frente da câmera – equivale a um cenário de sonho.”

“Yasuke” já apareceu em vários mangás, animes e videogames ao longo dos anos, mas essa será a sua primeira versão em live-action. Em 2019, uma adaptação cinematográfica chegou a ser cogitada com o falecido Chadwick Boseman (“Pantera Negra”) no papel principal, mas a morte do ator impediu o projeto de sair do papel.

A série da Netflix ainda não tem previsão de estreia.

Omar Sy será visto em breve no thriller “Shadow Force”, novo trabalho do cineasta Joe Carnahan (“Mate Ou Morra”), ainda sem data de estreia.

Assista ao trailer do anime da Netflix.