Última aventura de Jodie Whittaker em “Doctor Who” ganha título e fotos

A BBC revelou o título e as primeiras fotos do especial de despedida da atriz Jodie Whittaker da série “Doctor Who”. Em posts nas redes sociais, a rede britânica anunciou que a […]

Divulgação/BBC

A BBC revelou o título e as primeiras fotos do especial de despedida da atriz Jodie Whittaker da série “Doctor Who”. Em posts nas redes sociais, a rede britânica anunciou que a produção vai se chamar “The Power of the Doctor” (“O Poder da Doutora”, em tradução literal).

Por enquanto, não há previsão de estreia, mas o especial estava sendo chamado de “Centenary Special” em alusão ao centenário da BBC, fundada em 18 de outubro de 1922 como um serviço de rádio no Reino Unido.

Junto da Doutora e seus atuais companheiros de viagem, Yas (Mandip Gill) e Dan (John Lewis), a atração terá a volta de personagens antigas.

Duas coadjuvantes vem dos anos 1980: Tegan Jovanka (Janet Fielding), que teve aventuras com o quarto e mais famoso Doctor Who (Tom Baker) e também o quinto (Peter Davison), e Ace (Sophie Aldred), parceira de jornada do sétimo e último Doctor Who (Sylvester McCoy) da atração original.

Além delas, também retornam Kate Stewart (Jemma Redgrave), introduzida na 7ª temporada do reboot (exibida em 2012) quando Matt Smith era o Doutor, e duas novidades da recente 13ª temporada: Vinder (Jacob Anderson) e a nova regeneração do Mestre, interpretada por Sacha Dhawan.

Após este especial, “Doctor Who” terá um novo protagonista, Ncuti Gatwa (o Eric de “Sex Education”), e um novo showrunner, Russell T. Davis, num retorno à franquia após ter sido o responsável pelo reboot de 2005 – que resgatou a antiga atração originalmente cancelada em 1989.

O artifício narrativo, que justifica as mudanças de intérpretes é simples: sempre que Doctor Who é ferido de morte, ele(a) se transforma em outra pessoa, ganhando não apenas nova aparência, mas também um nova personalidade, ainda que mantenha intacta toda a sua memória. O truque foi a forma encontrada pelos produtores para continuar a série quando William Hartnell (1908–1975), o primeiro Doctor Who, resolveu largar o papel na metade da 4ª temporada original (exibida em 1966).

Com a transição, também devem sair da série os atuais companheiros de viagem da Doutora. Junto de Gawa, a série passar a contar com Yasmin Finney (a Elle Argent de “Heartstopper”) e Neil Patrick Harris (“How I Met Your Mother”), que interpretará um novo vilão.

Para completar, duas estrelas antigas da série farão participações especiais nos novos episódios como parte das comemorações de 60 anos de “Doctor Who”: David Tennant e Catherine Tate, que viveram o 10º Doutor e sua companheira.

A 14ª temporada de “Doctor Who” será exibida em 2023.