Rutherford Falls: Nova comédia do criador de “Parks and Recreation” é cancelada

A plataforma americana Peacock cancelou “Rutherford Falls”, nova criação de Dan Schur (“Parks and Recreation”), após a 2ª temporada. Em um comunicado reagindo à decisão, a showrunner e cocriadora Sierra Teller Ornelas […]

Divulgação/Peacock

A plataforma americana Peacock cancelou “Rutherford Falls”, nova criação de Dan Schur (“Parks and Recreation”), após a 2ª temporada.

Em um comunicado reagindo à decisão, a showrunner e cocriadora Sierra Teller Ornelas indicou que a equipe tentará encontrar um novo lar em outra plataforma, mas nenhuma série cancelada conseguiu ser resgatada desde “Manifest” há um ano, vindo da TV aberta para o streaming.

A série era elogiada por sua representação nativa-americana, tanto na frente quanto atrás da câmera. Aclamada pela crítica, tinha 96% de aprovação na média do Rotten Tomatoes.

Seu cancelamento é o segundo consecutivo de uma atração de Dan Schur, que teve o projeto da adaptação do filme “Campo dos Sonhos” descartado em junho, um mês antes de começar a ser gravado.

Schur criou “Rutherford Falls” em parceria com Ornelas e o ator Ed Helms. Ele e o ator trabalharam juntos em outro sucesso televisivo, “The Office”, que Schur escreveu e Helms estrelou.

A comédia gira em torno de dois melhores amigos de longa data, Nathan Rutherford (Helms) e Reagan Wells (Jana Schmieding, de “Blast”), que se encontram em uma encruzilhada – literalmente – quando sua cidadezinha interiorana, à beira de uma reserva indígena, passa a ser “ameaçada” pelo progresso. Nathan é descendente do fundador da cidade e quer defender a estátua de seu ancestral da remoção pela Prefeitura, enquanto Reagan busca construir um centro cultural indígena para o qual nem os índios dão importância.

A série entrou para a História da TV por incluir cinco roteiristas indígenas em sua equipe de produção – um marco na representatividade nativa-americana na televisão dos EUA. Os escritores incluem a própria Schmieding (descendente da nação Cheyenne e Lakota Sioux), Ornelas (Navajo), Bobby Wilson (Sisseton-Wahpeton Dakota), Tai Leclaire (da nação Moicana e Mi’kmaq) e Tazbah Chavez (descendente das tribo Paiute, Navajo e Apache).

O elenco ainda destaca Michael Greyeyes (da nação Muskeg Lake Cree, que estrelou “I Know This Much Is True”), Jesse Leigh (“Heathers”) e Dustin Milligan (“Schitt’s Creek”).

Veja abaixo o trailer da atração, que permanece inédita no Brasil.