Jane Fonda revela câncer e inicio de quimioterapia

A atriz Jane Fonda (“Grace and Frankie”) revelou nesta sexta-feira (2/9) por suas redes sociais que está com câncer. Ela já está fazendo quimioterapia contra o linfoma não Hodgkin, tipo de câncer […]

Instagram/BAFTA - LA

A atriz Jane Fonda (“Grace and Frankie”) revelou nesta sexta-feira (2/9) por suas redes sociais que está com câncer. Ela já está fazendo quimioterapia contra o linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático, descoberto há seis meses.

No texto, ela também se diz “privilegiada” por ter plano de saúde, ao contrário de muitos americanos. “Quase todas as famílias nos EUA já tiveram que lidar com câncer uma vez ou outra e muitas não têm acesso aos cuidados de saúde de qualidade que estou recebendo, e isso não está certo”.

Publicando uma foto serena e sorridente ao lado da informação, Jane Fonda procurou passar otimismo sobre o enfretamento da doença. “Este é um câncer muito tratável. 80% das pessoas sobrevivem, então me sinto com muita sorte”, afirmou.

Por isso, ela diz que o tratamento não vai interferir com seu cotidiano, que atualmente é se dividir entre filmes e lutas em favor da defesa do meio ambiente e contra as mudanças climáticas.

“Estamos vivendo o momento mais importante da história humana porque o que fazemos ou não fazemos agora determinará que tipo de futuro teremos, e não permitirei que o câncer me impeça de fazer tudo o que puder, usando todas as ferramentas que disponho, e isso inclui continuar a construir uma comunidade e encontrar novas maneiras de usar nossa força coletiva para fazer mudanças”.

Mesmo assim, ela afirma que a doença lhe sacudiu para a realidade da idade.

“O câncer é um professor e estou prestando atenção nas lições que ele guarda para mim. Uma coisa que já me mostrou é a importância da comunidade. De crescer e aprofundar a comunidade para que não estejamos sozinhos. E o câncer, junto com minha idade – quase 85 – definitivamente ensina a importância de se adaptar a novas realidades”, acrescentou.

Desde o fim da série “Grace & Frankie” em abril na Netflix, Jane Fonda já filmou as comédias “Moving On”, de Paul Weitz (“Um Grande Garoto”), que vai estrear no Festival de Toronto, “Eighty for Brady”, ainda sem previsão de estreia, e a continuação de “Do Jeito que Elas Querem” (2018), com estreia marcada para maio de 2023.