A prisão de José Dumont na quinta (15/9) por posse de pornografia infantil e suspeita de pedofilia chocou seus colegas de trabalho. Vários artistas da Globo foram às redes sociais manifestar surpresa e recriminar o comportamento do ator.
Alice Wegmann, que atuou com Dumont na minissérie “Onde Nascem Os Fortes”, foi uma das primeiras e a mais eloquente a expressar o impacto causado pela notícia.
“Um sonho perdido, uma desilusão. Não posso deixar de me posicionar, trabalhei com o Zé, que foi um ótimo ator no set de ‘Onde Nascem os Fortes’. Mas ler o que lemos ontem e hoje deixa qualquer um fora do eixo, desapontada e preocupada com o fato de que atos tão terríveis sejam praticados por gente tão perto da gente”, ela escreveu no Instagram.
A atriz aproveitou para defender a educação sexual nas escolas, como forma de prevenir as crianças contra predadores, e pediu solidariedade às vítimas. “Que essas crianças e famílias sejam acolhidas e possam ter tratamento e acompanhamento. A educação sexual nas escolas é de extrema importância porque ajuda a evitar esse tipo de coisa, crianças e adolescentes encontram uma rede para denunciar esses crimes com mais facilidade”, apontou a atriz.
Nos comentários da publicação, outros atores se mostraram surpresos e abalados com o caso. Lúcia Veríssimo, que trabalhou com Alice na série do Globoplay “Rensga Hits!” e contracenou com Dumont em várias ocasiões, disse estar absolutamente chocada. “Jamais passou pela minha cabeça, em nenhum momento, que ele pudesse praticar esses atos”, escreveu. “Isso é que na verdade o mais me chocou de toda essa história. O fato de que realmente podemos conviver com as maiores patologias ao nosso lado sem nos darmos conta.”
A atriz Alexandra Richter também se disse em choque com o caso. “Sim, Alice, muito chocante e revoltante”, concordou Malu Galli. “Que absurdo”, comentou Tatá Werneck.
“Horrível”, descreveu Pathy de Jesus. “Um baque. Que horror! Que triste. Sem palavras”, acrescentou Bárbara Reis.
“Muito triste tudo, mana”, disse o ator Ernani Moraes, sentimento refletido também por Myrian Rios (“Tristeza”), Lucy Alves (“Muito triste”) e Carol Castro, que postou emojis com cara de choro e soltou: “Ai, ai”.
Daphne Bozaski, que interpretou a filha de Dumont em “Nos Tempos do Imperador”, último trabalho do ator exibido na Globo, compartilhou uma publicação defendendo a educação sexual na infância. “Precisamos estar abertos e conversar com nossas crianças sobre educação sexual. Eu, mãe de um menino, preciso dizer para ele o limite, preciso ensinar que o corpo do outro deve ser respeitado, preciso ensiná-lo a se respeitar também”, ela escreveu nos stories do Instagram.