Heroína israelense gera polêmica em “Capitão América 4”

O anúncio de que “Capitão América: Nova Ordem Mundial” marcará a estreia de Sabra, heroína israelense da Marvel, está causando polêmica entre palestinos e israelenses. A personagem, que será interpretada pela israelense […]

Divulgação/Marvel

O anúncio de que “Capitão América: Nova Ordem Mundial” marcará a estreia de Sabra, heroína israelense da Marvel, está causando polêmica entre palestinos e israelenses. A personagem, que será interpretada pela israelense Shira Haas (“Nada Ortodoxa”), tem um passado complicado nos quadrinhos, que muitos preferiam não ver nas telas.

Um dos protestos que chamou atenção aconteceu nos próprios EUA. O Institute for Middle East Understanding, uma organização pró-palestina sediada na Califórnia, criticou a inclusão da heroína no filme por ela “glorificar o exército e a polícia israelenses”.

Mas até um cartunista israelense, Uri Fink, fez um alerta para a atriz que vai interpretá-la em uma entrevista desta semana ao site Ynet.

“Eu não prevejo que sua atuação na Marvel seja positiva em dias de vigília como esses”, disse ele. “Aqueles que trabalham na Marvel hoje são todos progressistas. Não tenho nada contra eles, mas não teremos a descrição mais precisa do conflito Israel-Palestina.” E acrescentou: “Sugiro que Shira leia cuidadosamente [o roteiro], para que a personagem não seja retratada de uma maneira muito problemática”.

Até o produtor israelense Avi Arad, cofundador e ex-chefe da Marvel Studios, disse em 2012 que jamais esperaria ver Sabra num filme do estúdio.

Diante da repercussão da escalação, anunciada durante a D23 Expo, na semana passada, o Marvel Studios emitiu um comunicado, afirmando que Sabra será reinventada para o filme, visando evitar suas maiores controvérsias.

“Enquanto nossos personagens e histórias são inspirados nos quadrinhos, eles são sempre reimaginados para a tela e o público de hoje, e os cineastas estão adotando uma nova abordagem com a personagem Sabra, que foi introduzida nos quadrinhos há mais de 40 anos”, diz a nota oficial do estúdio.

Sabra apareceu pela primeira vez no começo dos 1980 nos quadrinhos de “O Incrível Hulk”. Criada por Bill Mantlo e Sal Buscema, ela é uma mutante com superforça e supervelocidade, que trabalha com o Mossad (serviço secreto israelense), e sua introdução levou para as publicações da Marvel o conflito israelense-palestino.

Na história de 1981 que a introduziu, Sabra não demonstra nenhum sentimento pela morte de um menino palestino. Nos quadrinhos, o Hulk acaba por engano em Tel Aviv, onde faz amizade com o menino que é morto num ataque de terroristas – identificados como árabes. Sabra – nome real Ruth Bat-Seraph – testemunha o ataque e assume que Hulk está em conluio com os terroristas, iniciando uma briga sem ligar para o menino, até que o Hulk lhe ensina sobre valores humanos.

Para complicar, os inimigos da personagem costumavam representar os estereótipos árabes mais ofensivos.

O próprio nome da heroína é motivo de controvérsia. Sabra pode significar simplesmente uma pessoa nascida em Israel. Mas também foi o nome de um campo de refugiados no Líbano, onde uma milícia da extrema direita massacrou centenas de palestinos nos anos 1980, enquanto as tropas israelenses que guardavam o local fingiram não ver. Um inquérito israelense descobriu que Ariel Sharon, na qualidade de ministro da Defesa, tinha “responsabilidade pessoal” por não tomar medidas para evitar o massacre.

O Marvel Studios já demonstrou saber lidar com personagens controversos antes. Um dos maiores exemplos aconteceu no filme “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”. Nos quadrinhos, o pai vilão de Shang-Chi era um estereótipo racista chamado Fu Manchu, mas o personagem foi trocado no filme por Xu Wenwu, o Mandarim, que graças ao desempenho de Tony Leung foi amplamente celebrado como um dos melhores dinâmicos vilões do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel).

Shira Haas vai estrelar “Capitão América: Nova Ordem Mundial” ao lado de Anthony Mackie como o herói do título.

Uma curiosidade da produção é que ela não será a única personagem dos quadrinhos do Hulk a aparecer na trama. O vilão será ninguém menos que o Líder, principal antagonista do Hulk no começo de suas publicações, que voltará a ser vivido por Tim Blake Nelson (“Watchmen”), 14 anos aparecer na origem cinematográfica do personagem no filme “O Incrível Hulk”.

Vale observar que, embora Sabra seja a primeira heroína israelense do Marvel Studios, o MCU já tem um herói judeu: Cavaleiro da Lua, que estreou em março na Disney+.

O quarto filme do “Capitão América” vai estrear em 2 de maio de 2024 no Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA.