Olivia Wilde barra polêmicas de “Não se Preocupe, Querida” no Festival de Veneza

A entrevista coletiva de “Não se Preocupe, Querida” gerou muita expectativa nessa segunda (5/9), no Festival de Veneza, devido às diversas polêmicas de bastidores da produção, que vieram à tona recentemente. Entretanto, […]

Instagram/Warner Bros.

A entrevista coletiva de “Não se Preocupe, Querida” gerou muita expectativa nessa segunda (5/9), no Festival de Veneza, devido às diversas polêmicas de bastidores da produção, que vieram à tona recentemente. Entretanto, a cineasta Olivia Wilde (“Fora de Série”) tratou de barrar os comentários, logo que surgiu a primeira questão sobre a ausência de Florence Pugh (“Viúva Negra”) na divulgação do filme.

“Em relação a todas essas fofocas e barulhos intermináveis dos tabloides por aí, a internet se alimenta sozinha. Não sinto necessidade de contribuir para isso. Já está suficientemente bem nutrida”, disse Wilde, sem entrar em muitos detalhes.

As “fofocas e barulhos” incluem a saída tumultuada de Shia LaBeouf (“Ninfomaníaca”) da produção e a notícia de que Wilde e a protagonista Florence Pugh haviam se desentendido, depois que Wilde começou um relacionamento romântico com o cantor/ator Harry Styles (“Dunkirk”) durante as filmagens. Depois disso, surgiram outros rumores de que Pugh havia recebido um terço do salário de Styles.

As polêmicas aumentaram quando ficou claro que Pugh não participaria da rodada de perguntas e respostas. O motivo alegado oficialmente foi o horário do voo de Budapeste, na Hungria, onde ela está filmando “Duna – Parte 2”, que só lhe permitiria chegar mais tarde, apenas para participar da première.

Questionada, Wilde afirmou: “Florence é uma força; estamos muito agradecidos por ela ser capaz de ir à estreia hoje à noite, apesar de estar em produção.”

Durante a coletiva, Harry Styles aproveitou para relativizar a importância das fofocas da internet. “Há muitos lados negativos na internet”, disse ele, “e eles são bastante óbvios para qualquer um ver. Mas é sempre importante lembrar que há coisas positivas acontecendo no mundo por causa disso também.”

Uma pergunta sobre Shia LaBeouf chegou a ser barrada pela organização. O site The Hollywood Reporter tentou fazer uma pergunta sobre a saída do ator da produção, mas o moderador não permitiu, alegando que Olivia Wilde “já havia respondido” esses questionamentos ao falar dos “ruídos da Internet”.

Entretanto, o tema não é fofoca. Em uma entrevista anterior, Wilde disse que precisou demitir o ator por causa da sua “energia combativa” e para manter Pugh “segura”. E foi retrucada por LaBeouf, que afirmou que foi ele quem desistiu de estrelar o filme. E para provar, vazou um vídeo de uma ligação feita por Wilde implorando para ele ficar no filme, mesmo sabendo que a sua presença deixava Pugh desconfortável.

Mas se as polêmicas de bastidores geraram desconversas, os temas abordados no seu filme animaram bastante a diretora durante o encontro com a imprensa.

Ela afirmou que, apesar de (parecer) se passar na década de 1950, “infelizmente, o filme é muito atemporal”. “Acho que nunca haverá um momento em que a ideia de controlar o corpo de alguém não seja algo que mereça ser combatido”, apontou.

A fala de Wilde também se refere à polêmica decisão da Suprema Corte dos EUA de reverter a lei federal que garantia o direito ao aborto. “Pensamos muito nas gerações de mulheres que vieram antes da nossa, mas, infelizmente, também na geração de mulheres de agora – em termos de autonomia corporal. Foi uma grande parte do motivo pelo qual queríamos contar a história”, disse ela.

“Você sabe, nós começamos a escrever este filme na era de tornar a ‘América Grande Novamente’”, disse ela, referindo-se ao slogan da campanha presidencial de Donald Trump. “E nós estávamos realmente questionando o que exatamente isso significa? Acho que também com este filme, você tem que lembrar que tudo é uma metáfora. Você sabe, o paradoxo da vitória é que tudo o que é belo também é sinistro. E isso é planejado.”

No final do dia, Florence Pugh apareceu no tapete vermelho da première, sorrindo bastante e abraçando todo o elenco. E teve até beijo entusiasmado de Harry Styles em Nick Kroll (“Nossa Bandeira é a Morte”), que também faz parte do elenco da produção.

“Não Se Preocupe, Querida” se passa num subúrbio isolado do deserto da Califórnia. Entretanto, a aparente vida perfeita naquele local tem uma condição: o segredo absoluto do trabalho dos maridos. Ninguém fala sobre o misterioso Projeto Vitória, que estaria “mudando o mundo”. Mas sinais de que algo está errado são cada vez mais evidentes, com pesadelos, apagões e coincidências marcando a vida das esposas. E quando a personagem de Pugh começa a questionar tudo, não é apenas seu casamento com Styles que fica em risco.

O elenco de “Não Se Preocupe, Querida” ainda conta com Chris Pine (“Mulher-Maravilha”), Gemma Chan (“Eternos”), Kiki Layne (“Um Príncipe em Nova York 2”) e a própria Olivia Wilde. A estreia no Brasil está marcada para o dia 22 de setembro.