Diretor do novo filme de Penélope Cruz revela que nasceu mulher

O premiado diretor italiano Emanuele Crialese revelou publicamente pela primeira vez que nasceu mulher, durante sua participação no Festival de Cinema de Veneza. Vencedor do Prêmio Especial do Júri em Veneza em […]

Divulgação/IMDb

O premiado diretor italiano Emanuele Crialese revelou publicamente pela primeira vez que nasceu mulher, durante sua participação no Festival de Cinema de Veneza.

Vencedor do Prêmio Especial do Júri em Veneza em 2011, por seu filme “Terraferma”, o diretor trouxe seu sexo biológico à tona durante a entrevista coletiva de seu novo filme, “L’Immensita”, estrelado por Penélope Cruz.

“L’Immensita” acompanha uma família italiana que cresce em Roma nos anos 1970. A filha mais velha se identifica como um menino, complicando as relações já tensas entre sua mãe, interpretada por Cruz, e seu pai abusivo e infiel.

“É inspirado na minha infância e na minha própria história”, disse Crialese. “Nasci biologicamente uma mulher, mas isso não significa que não tenha em mim uma grande parte (que é uma) personagem feminina. Essa é provavelmente a melhor parte de mim”, disse ele, abordando pela primeira vez sua transição.

“A certa altura eu tive que fazer uma escolha… entre viver ou morrer. Você não escolhe fazer esse tipo de jornada. Você nasce assim”, acrescentou.

Ele não deu detalhes de sua transição, mas disse que, como em seu filme, muitas vezes contou com o apoio de sua mãe e reconheceu a ansiedade que isso causou nela.

No filme, a mãe inicialmente exuberante de Cruz cede sob o peso de seu marido autoritário e trio de filhos problemáticos, todos marcados por viver em uma casa infeliz.

Cruz, que ganhou o prêmio de melhor atriz em Veneza no ano passado por “Mães Paralelas”, disse que sua personagem é um prisioneira na própria casa, igual a tantas outras que se encontram em uma situação da qual não há como escapar.

“Há muitas mulheres ao redor do mundo presas em suas próprias casas, tentando fingir na frente de seus filhos que nada é tão ruim quanto parece. É apenas (feito) por sobrevivência. Eu conheço algumas dessas terríveis, horríveis histórias”, disse ela na apresentação.

Ela comentou também porque é atraída a viver o papel de mães no cinema. “L’Immensita” é o mais recente de uma longa série de filmes em que Cruz lida com questões da maternidade.

“(Eu tinha) um instinto maternal muito forte desde que eu era uma menina de cinco anos que dizia a todos no parque que meu plano era me tornar mãe o mais rápido possível”, disse ela.

“L’Immensita” terá estreia comercial no dia 15 de setembro na Itália, mas ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Veja abaixo o trailer italiano da produção.