Jason Momoa prepara filme sobre “pai do surfe” e campeão olímpico havaiano

O ator Jason Momoa (“Aquaman”) vai produzir a biografia de Duke Kahanamoku, um lendário nadador olímpico havaiano. Kahanamoku quebrou os estereótipos raciais ao competir nos Jogos Olímpicos de 1912, 1920, 1924 e […]

Instagram/Jason Momoa

O ator Jason Momoa (“Aquaman”) vai produzir a biografia de Duke Kahanamoku, um lendário nadador olímpico havaiano.

Kahanamoku quebrou os estereótipos raciais ao competir nos Jogos Olímpicos de 1912, 1920, 1924 e 1932, e vencer um total de cinco medalhas.

Além do seu sucesso como nadador, Kahanamoku também é creditado como responsável pela popularização do surfe como um esporte, sendo considerado o “pai do surfe moderno”. Há, inclusive, quem alegue que o esporte das ondas não existiria sem ele.

O roteirista Chris Kekaniokalani Bright foi contratado para escrever a biografia. Bright ainda não tem nenhum crédito como roteirista, mas chamou a atenção da indústria depois que seu roteiro “Conviction” figurou na Black List, a lista informal dos melhores roteiros não-filmados de Hollywood, em 2018.

Não se sabe se o filme vai se focar apenas na carreira de Kahanamoku como nadador ou se vai mostrar os eventos da sua vida depois que ele se aposentou do esporte. Kahanamoku trabalhou como gerente de postos de gasolina no Havaí e foi xerife em Honolulu por quase 30 anos. Ele morreu em janeiro de 1968, aos 77 anos, em decorrência de um ataque cardíaco.

Momoa vai produzir o filme em parceria com Peter Safran (“O Esquadrão Suicida”). Curiosamente, esse não é o único projeto sobre Kahanamoku de que Momoa participa. O ator narrou o documentário “Waterman — Duke: Ambassador of Aloha”, sobre a vida do atleta.

A cinebiografia ainda não tem título, cronograma definido e data de estreia prevista.

Jason Momoa tem diversos projetos pela frente, entre eles “Aquaman 2”, que chega em março de 2023 aos cinemas, e o décimo filme da franquia “Velozes & Furiosos”, com lançamento agendado para maio de 2023.