Filme de herdeira da Disney critica executivos milionários e salários baixos na Disneylândia

A produtora Fork Films divulgou o primeiro trailer de “The American Dream and Other Fairy Tales”, documentário que expõe as condições miseráveis dos trabalhadores da Disneylândia, em contraste com a vida luxuosa […]

Instagram/Abigail Disney

A produtora Fork Films divulgou o primeiro trailer de “The American Dream and Other Fairy Tales”, documentário que expõe as condições miseráveis dos trabalhadores da Disneylândia, em contraste com a vida luxuosa dos altos executivos da Disney.

O diferencial deste documentário é que ele foi dirigido por Kathleen Hughes (“The Armor of Light”) em parceria com a ativista social Abigail Disney, neta de Roy O. Disney, um dos fundadores da The Walt Disney Company ao lado do seu irmão Walt.

O filme apresenta o olhar de Abigail Disney sobre a economia disfuncional e desigual dos Estados Unidos, questionando o motivo pelo qual o “sonho americano” funciona para os ricos, mas é um pesadelo para os pobres. Usando a história de sua família, a Abigail explora como essa injustiça sistêmica se consolidou na sociedade, ao mesmo tempo que tentar imaginar o caminho para um futuro mais justo.

No trailer, é possível ver um pouco da briga comprada por Abigail Disney contra injustiça social, inclusive em sua empresa. Ela tem criticado abertamente as práticas salariais da The Walt Disney Company, clamando por mais igualdade salarial, o que a levou a ser chamada de “socialista” pelo Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA.

Em certo momento, Abigail exemplifica a injustiça salarial. Ela fala que um zelador da Disneylândia precisaria trabalhar por dois mil anos para ganhar o que Bob Iger (antigo presidente da Disney) ganhava em um. “Esta não é apenas a história da Disney”, diz ela. “É a história de quase metade dos trabalhadores americanos que mal conseguem sobreviver.”

Recheado de elogios da crítica, que o definem como “convincente”, “poderoso” e “um estudo de caso sobre a falta de coração do corporativismo”, “The American Dream and Other Fairy Tales” teve première no Festival de Sundance e vai iniciar sua trajetória no circuito de exibição limitada nos EUA em 16 de setembro. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.