Criador de “Os Fungos” critica exclusão da série na HBO Max “sem aviso prévio”

O roteirista Stephen P. Neary, criador da animação “Os Fungos” (“The Fungies!”), criticou a decisão da Warner Bros. Discovery de excluir a sua série do serviço de streaming HBO Max. A atração […]

Divulgação/HBO Max

O roteirista Stephen P. Neary, criador da animação “Os Fungos” (“The Fungies!”), criticou a decisão da Warner Bros. Discovery de excluir a sua série do serviço de streaming HBO Max. A atração foi um dos mais de 30 títulos excluídos do catálogo da plataforma nesta semana, com a desculpa de preparar a fusão com a Discovery+.

“Ontem à noite, durante uma aula de desenho, descobri que ‘Os Fungos’ seria retirada da HBO Max nesta semana. Estou com o coração partido, mas quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os incríveis artistas e produtores por seu trabalho duro nesta série sincera, que foi um sonho febril”, disse ele, em publicação no Twitter.

“Os Fungos” teve um total de três temporadas e 80 episódios. Produzida pela Cartoon Network Studios, a atração se passava em uma metrópole pré-histórica e mitológica, chamada de Fungietown, um mundo estranho habitado por algumas criaturas com aparência de fungos e até alguns dinossauros. A série acompanhava as aventuras de Seth, um dos jovens habitantes cogumelos da cidade, cujo amor por aventuras científicas geralmente causava problemas com os habitantes locais.

Além de escrever a série, Neary também era um dos seus dubladores, ao lado da atriz Jennifer Coolidge (“The White Lotus”).

Em sua publicação, Neary falou sobre o trabalho envolvido na realização da produção e no descaso da HBO Max. “Trabalhamos muito durante a pandemia e esperava que o esforço fosse recompensado com o apoio da rede. Foi prometido que a série iria ao ar no Cartoon Network, o que geraria visualizações para o HBO Max, mas logo após o lançamento, a série foi retirada do ar sem aviso prévio”, disse ele.

Neary falou que “houve pouca ou nenhuma promoção” de “Os Fungos”, mas aparentemente isso não faria diferença, visto que “programas mais conhecidos” também estão sendo retirados por causa de “decisões desinformadas e motivadas por dinheiro”.

“Meu coração está com as outras séries afetadas, e o belo trabalho que está sendo cancelado antes mesmo de ir ao ar”, disse ele.

Uma dessas séries afetadas foi “Summer Camp Island”, cuja criadora Julia Pott também manifestou a sua indignação ontem.

“Trabalhamos por cinco anos para fazer 100 episódios de animação. Trabalhamos até tarde da noite, nos deixamos levar, éramos uma família de artistas que trabalhavam duro porque queriam fazer algo bonito, e a HBO Max apenas excluiu todos eles como se não fôssemos nada. Animação não é nada!”, disse ela.

Neary ainda terminou a sua postagem usando um tom animador. “Vou continuar fazendo as minhas coisas! Mesmo que seja só para mim. É o que sempre fiz, desde muito pequeno. Obrigado a todos”. Ele também brincou, dizendo que não iria cancelar a sua assinatura da HBO Max. “Onde mais eu iria assistir ‘O Ensaio’?”

A decisão de retirar as séries foi puramente contábil, sem levar em conta critérios criativos. O objetivo é cortar quaisquer despesas resultantes da exibição de episódio das séries menos vistas no serviço, antes da fusão com a Discovery+. Uma conta de armazém da esquina, que se soma à visão grandiosa do conglomerado do Cartoon Netwook manifestada na suspensão da produção de atrações infantis para o streaming.