“A Casa do Dragão” tem troca de diretores para 2ª temporada

“A Casa do Dragão” sofreu mudanças em seus bastidores. O diretor Miguel Sapochnik não será mais co-showrunner do spin-off de “Game of Thrones” a partir da 2ª temporada. O diretor passou três […]

Divulgação/HBO

“A Casa do Dragão” sofreu mudanças em seus bastidores. O diretor Miguel Sapochnik não será mais co-showrunner do spin-off de “Game of Thrones” a partir da 2ª temporada.

O diretor passou três anos no projeto e a sua saída fará com que o criador de “A Casa do Dragão”, Ryan Condal (criador também da sci-fi “Colony”), assuma sozinho os rumos da série como único showrunner. Condal continuará a trabalhar em estreita colaboração com o autor dos livros desse universo, George RR Martin, e o resto da equipe de produção.

Sapochnik ganhou proeminência como responsável pelo célebre episódio da batalha dos bastardos da 6ª temporada de “Game of Thrones”, mas também foi muito criticado pela predileção por iluminação natural em cenas noturnas, que deixou o final da série original às escuras – como, por sinal, aconteceu em muitas cenas da estreia de “A Casa do Dragão”, mesmo em definição de 4k.

Para o lugar de Sapochnik, a produção acrescentará o diretor Alan Taylor, outro veterano de “Game of Thrones” (e que também dirigiu “Thor: O Mundo Sombrio”), que filmará os principais episódios da 2ª temporada.

A decisão de sair da série foi tomada após o diretor firmar um acordo com a HBO para desenvolver novos projetos. Ele permanecerá como produtor executivo – um cargo mais simbólico que realmente executivo – durante a duração da série de fantasia.

“Trabalhar no universo de ‘Game of Thrones’ nos últimos anos foi uma honra e um privilégio, especialmente passar os dois últimos anos com o incrível elenco e equipe de ‘A Casa do Dragão’. Estou muito orgulhoso do que conquistamos com a 1ª temporada e muito feliz com a reação entusiasmada de nossos espectadores”, disse Sapochnik em comunicado.

“Foi incrivelmente difícil decidir seguir em frente, mas sei que é a escolha certa para mim, pessoal e profissionalmente. Ao fazê-lo, porém, estou profundamente confortado em saber que Alan se juntará à série. Ele é alguém que conheço e respeito há muito tempo, e acredito que esta preciosa série não poderia estar em mãos mais seguras”, acrescentou. “Estou muito feliz por continuar fazendo parte da família HBO e de ‘A Casa do Dragão’ e, claro, desejo sucesso a Ryan e sua equipe e tudo de melhor para a 2ª temporada e além.”

Alan Taylor também se manifestou: “É um prazer e uma honra estar de volta à HBO, mergulhando no mundo dos Targaryen. Estou ansioso para trabalhar de perto com Ryan conforme ‘A Casa do Dragão’ cresce em sua 2ª temporada. Ryan, Miguel e George lançaram uma história extraordinária, em um mundo rico e fascinante. Retornar a Westeros será um grande empreendimento e estou ansioso pelo desafio.”

A série foi renovada para a 2ª temporada cinco dias após a estreia, repercutindo o fato de o episódio inaugural ter sido visto por 20 milhões de espectadores nos EUA durante este período.

“A Casa do Dragão” também foi o lançamento mais visto da HBO na América Latina e na Europa, mas esses números não foram revelados.

O primeiro spin-off do fenômeno “Game of Thrones” (2011-2019) acompanha a família Targaryen, o clã de Daenerys, 200 anos antes dos eventos da série original, e se concentra na crise de sucessão do Rei Viserys (Paddy Considine, de “Peaky Blinders”), com direito a complôs, batalhas, dragões e um clima absolutamente épico.

A disputa se instala porque Viserys escolheu sua filha, a princesa Rhaenyra Targaryen (Emma D’Arcy, de “Truth Seekers”), como herdeira do Trono de Ferro. Apesar de preparada para reinar desde a infância, sua ascensão não é aceita por aqueles que preferem um homem no poder: o irmão do rei, príncipe Daemon Targaryen, vivido por Matt Smith (“Doctor Who”).

A lista de personagens importantes na conspiração ainda destaca Rhys Ifans (“O Espetacular Homem-Aranha”) como o Mão do Rei (a segunda posição oficial mais poderosa nos Sete Reinos), Olivia Cooke (“Bates Motel”) como sua filha Alicent Hightower e Steve Toussaint (“It’s a Sin”) como Lord Corlys Velaryon, a Serpente do Mar.