Técnicos de efeitos acusam Marvel de ser empresa tóxica

Um tópico publicado no fórum do Reddit está acumulando várias acusações de má condições de trabalho para equipes de efeitos visuais em produções do Marvel Studios. A discussão revela que muitos profissionais […]

Divulgação/Marvel Studios

Um tópico publicado no fórum do Reddit está acumulando várias acusações de má condições de trabalho para equipes de efeitos visuais em produções do Marvel Studios.

A discussão revela que muitos profissionais estão se recusando a trabalhar com a empresa devido a prazos impraticáveis, pagamento baixo e cobrança extrema, situações que criam um ambiente estressante e resultados insatisfatórios – entregues de qualquer jeito, só pra cumprir contrato.

Aqueles que não conseguem evitar de trabalhar com a Marvel confirmam que a situação só tem piorado nos últimos anos, devido ao começo de produções de séries. “Estou há quase três anos seguidos com a Marvel. Bem-vindo ao sétimo nível do inferno”. Outro usuário compartilhou que seu tempo na Marvel foi um “buraco negro de privação de sono e alimentação ruim”.

Um dos usuários do Reddit disse que o estúdio tem o “pior gerenciamento de efeitos visuais que existe”.

Outro deu um exemplo da insanidade exigida: “No novo ‘Thor’, eles pediram uma sequência completa de efeitos com prazo de duas ou três semanas” pra ficar pronta.

Um usuário diferente afirmou que começou a recusar projetos do estúdio, apesar de trabalhar numa empresa com contrato com a Marvel. “Peço para não trabalhar em filmes e séries [da Marvel]. Infelizmente, eles estão se tornando nosso maior cliente. Eles esperam uma miscelânea de opções de efeitos para que possam escolher e mudar de ideia três vezes.”

Todas as manifestações foram feitas sob pseudônimos no Reddit, mas um profissional do ramo decidiu confirmar as acusações em seu Twitter oficial.

“Trabalhar em produções da Marvel foi o que me empurrou para fora da indústria de efeitos especiais. Eles são um cliente horrível, e eu vi muitos e muitos colegas meus terem problemas psicológicos por causa do trabalho excessivo, tudo isso enquanto a Marvel tenta gastar cada vez menos com efeitos”, comentou Dhruv Govil, que trabalhou nos efeitos de “Guardiões da Galáxia” (2014) e “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” (2017).

Ele ainda acrescentou que o problema não explodiu agora, com as séries e com a gestão de Bob Chapek na Disney. O estresse é antigo. “O problema é que a Marvel é grande demais. Eles podem exigir o que quiserem, e as empresas de efeitos precisam aceitar o trabalho. É um relacionamento tóxico”.

A Marvel ainda não se manifestou sobre as denúncias.