Divulgação/Focus Features

Cate Blanchett é maestrina no teaser de “Tár”

O estúdio americano Focus Features divulgou o teaser de “Tár”, o terceiro longa do diretor Todd Field, que foi indicado ao Oscar por “Entre Quatro Paredes” (2001) e “Pecados Íntimos” (2006) e estava há 16 anos sem filmar.

A prévia é uma cena longa da atriz Cate Blanchett (“Carol”) exalando fumaça dos pulmões, enquanto uma narração explica o que é poder. Após um minuto e meio de seu rosto sendo coberto por fumaça em câmera lenta, a cena se altera para mostrar a atriz conduzindo energicamente uma orquestra sinfônica.

Embora os detalhes da trama de Field sejam escassos, “Tár” traz a estrela australiana como a fictícia Lydia Tár, uma aclamada compositora que se torna a primeira maestrina feminina de uma orquestra alemã. A história vai segui-la durante sua vida cotidiana em Berlim, levando à gravação de sua última sinfonia.

O elenco de apoio inclui a alemã Nina Hoss (“Fênix”), a francesa Noémie Merlant (“Retrato de uma Jovem em Chamas”), os ingleses Mark Strong (“Shazam!”) e Julian Glover (“Game of Thrones”), o sueco Allan Corduner (“Homeland”) e instrumentistas reais em papéis de músicos da orquestra.

Tão importante quanto a direção e o roteiro, a música do filme será fornecida por Hildur Guðnadóttir, a compositor islandesa que venceu o Oscar 2020 de Melhor Trilha por “Coringa”.

“Tár” deve ser exibido no Festival de Veneza, antes de chegar aos cinemas americanos em 7 de outubro. Ainda não há previsão para o lançamento no Brasil.