A 8ª temporada de “The Flash” finalizou nesta quarta-feira (29/6) nos Estados Unidos, mas uma pergunta que não quer calar paira no ar: Por que Candice Patton esteve ausente em quatro episódios consecutivos?
Em termos de narrativa, a ausência da personagem Iris não fez o menor sentido – principalmente durante as tentativas da equipe em rastreá-la de forma ineficaz. Tampouco fica claro como se dá seu retorno inesperado ao lado do marido, Barry/Flash (Grant Gustin).
Na noite da quinta-feira (30/6), Patton finalmente explicou o que aconteceu por meio do Instagram. Ela publicou um texto em que revela que seu contrato da temporada foi projetado para protege-la, caso as fronteiras entre o Canadá e os Estados Unidos fechassem devido à pandemia.
A atriz disse que a série do “Arrowverso” estaria sofrendo com as restrições impostas durante a pandemia global de Covid-19, “tornando extremamente difícil – se não impossível – retornar para casa”.
Patton também disse que ela e sua equipe deixaram claro que, se a situação da pandemia “continuasse otimista”, ela “ficaria feliz em aparecer em todos os episódios”.
As fronteiras não foram fechadas, mas os produtores decidiram manter a presença dela reduzida. “E respeitamos essa decisão”, ela acrescentou.
Em entrevista ao site TVLine, o showrunner Eric Wallace confirmou as alegações de Patton sobre a culpa da pandemia na decisão de ter menos Iris na temporada. Ele também reconheceu a frustração do público gerada pela ausência de Candice em quatro capítulos seguidos.
Recentemente, Candice fechou um novo acordo para participar integralmente da 9ª temporada de “The Flash”, que pode ser a última da série.